sábado, 15 de julho de 2023

Como Usar o Coelhinho do Humor

 

Como Usar o Coelhinho do Humor

Hoje recebi mensagens de pessoas perguntando como funciona os jogos do Coelhinho do Humor.

O Coelhinho do Humor é uma dinâmica terapêutica muito utilizada nos anos 80 na Europa. Mas que caiu no esquecimento a partir dos anos 2000.

Arqueólogos e historiadores dizem que esse brinquedo existe desde a Idade Antiga.

A primeira vez que tive contato com o Coelhinho do Humor foi em 1992 no curso de Magistério, também conhecido como curso de formação de professoras primárias.

Esse brinquedo é um coelho, por ser um animal visto com carinho pelos pequenos. Pois há o Coelhinho da Páscoa, o Pernalonga e o Coelho da Alice.

Assim o material consiste num coelhinho de pelúcia ou plástico que possui um corpo só com duas caras diferentes: a da alegria, geralmente de cor clara com traços de bom humor e a da tristeza, normalmente de cor escura com traços de mal humor.

Jogos que são utilizados:

1 – Como Está o Humor da Criança no Momento:

Dinâmica que pode ser usada desde crianças do maternal até o nível primário.

O objetivo é a pessoa expressar os sentimentos que, às vezes, não consegue falar com palavras.

Se ela estiver triste, pode colocar a cabeça do coelhinho escuro para cima. Então a professora ou a terapeuta pode perguntar:

- Por que você está desanimado?

- O que aconteceu?

- Gostaria de falar sobre isso?

Se a criança estiver alegre, ela pode botar a cara do coelhinho feliz para cima. Assim o adulto pode perguntar:

- Por que você está alegre?

- Por favor, conte o que aconteceu de bom!

2 – Jogue o Coelhinho e Conte uma História:

Esse jogo pode ser usado a partir de crianças que estão no primário.

A pessoa deve jogar o brinquedo para o alto. Então, se a cara triste cair de pé, a professora ou a terapeuta pode dizer:

- Lembre de algo triste que aconteceu na sua vida e recorde como você saiu desse problema. Após isso crie uma história onde a personagem entrou numa situação ruim, mas que conseguiu dar a volta por cima.

Porém, se o rosto alegre cair de pé. O adulto pode falar:

- Lembre de um fato alegre que aconteceu na sua vida e quais foram os caminhos que você percorreu para que isso acontecesse. Depois invente um conto onde a personagem se encontra numa situação difícil, mas que fica alegre de repente.

3 – Lance o Coelho e Cante Uma Música:

Esse jogo é parecido com a dinâmica acima. Se o rosto triste ficar de pé, o adulto deve pedir para a criança cantar uma música que lembre tristeza. Mas nunca deve se esquecer de perguntar:

-  Por que você pensa que essa canção tem a ver com tristeza?

Porém, se a cara alegre ficar de pé, a professora ou terapeuta precisa pedir para a criança cantar uma música que deixa ela alegre. Porém, o adulto deve perguntar:

- Por que essa música traz felicidade para você?

Por curiosidade, as dinâmicas acima também trazem excelentes resultados quando são trabalhadas, até mesmo em adultos nas terapias que tratam: Transtorno Bipolar de Humor, Boderline e Autismo.

Esses jogos acima são as três principais dinâmicas que podem ser usadas com o Coelhinho do Humor. Porém existem dezenas de atividades envolvendo esse brinquedo. Pois tudo depende da criatividade do adulto e da necessidade da criança ou paciente.

Outra pergunta que me fazem é onde achar o Coelhinho do Humor. Bem, é possível encontrar esse boneco nas lojas de brinquedos e até mesmo uma boa costureira consegue confeccionar esse brinquedo tão educativo.

E você?

Já usou o Coelhinho do humor com alunos ou crianças?

Se sim, por favor, conte na parte de comentários.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon #coelhinhodohumor #terapia #terapias

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário