domingo, 9 de julho de 2023

Arquétipo Que Ajuda a Conviver Com Entes Narcisistas: Maribel Madrigal de Encanto

 

Arquétipo Que Ajuda a Conviver Com Entes Narcisistas: Maribel Madrigal de Encanto

 

Meu nome é Luciana do Rocio Mallon, sou pesquisadora de lendas, estudo arquétipos e trouxe a Vesteterapia, terapia através das roupas para o Brasil.

Semana passada recebi as seguintes perguntas:

- Tia Lu, moro com entes narcisistas, estou desempregado e como não tenho como sair daqui, preciso de um arquétipo que me ajude a conviver com eles.

- Existe algum arquétipo que ajude a lidar com familiares narcisistas que moram na mesma residência?

Minhas respostas:

- Sim!

- Esse arquétipo é a Maribel Madrigal do desenho Encanto. Pois ela foi vítima, o tempo inteiro, da anciã narcisista da família e soube lidar com isso sem guerras.

Essa garota convivia numa família onde cada um tinha um dom especial aos olhos da parente narcisista, Abuela Alma Madrigal. Exemplos: Julieta curava as pessoa com seus alimentos, Luísa era forte porque levantava até carroças, Antônio falava com os animais e Isabela fazia flores com os toques de suas mãos.

Porém, havia um parente chamado Bruno, que saiu de casa e por isso ninguém podia falar o nome dele naquele lar. O problema é que esse rapaz tinha o dom de prever o futuro e foi a primeira pessoa a perceber que a Abuela Alma Madrigal tinha o comportamento narcisista. Dessa maneira ele contestou a estrutura familiar, atitude que era inconcebível para a anciã da família.

Quando Maribel tinha cinco anos, a Abuela Alma preparou a menina para saber qual dom ela possuía.

Porém quando a menina tocou na maçaneta mágica da casa, nada aconteceu.

Aqui, a maçaneta da porta tem um significado especial: só quem sabia tocar nela da forma que a Abuela desejava, se tornava vítima, sem perceber, do narcisismo dessa matriarca. Portanto, quem tocava na maçaneta do jeito que a Abuela queria, caía em suas garras manipuladoras sem perceber.

Quando a Mirabel completou quinze anos, a casa começou a rachar. Então ela decidiu investigar esse fenômeno para ser aceita pela matriarca, já que era maltratada o tempo inteiro pela idosa. Ao seguir as rachaduras, a adolescente encontrou uma vela mágica.

Então a jovem entrou no quarto secreto que era de Bruno e encontrou cacos espalhados pelo chão. Assim, ela juntou os pedaços que formaram um quadro onde a casa estava destruída e no meio estava a imagem da própria garota.

Mirabel também descobriu uma passagem secreta por dentro das paredes e encontrou Bruno, que estava vivendo na casa o tempo inteiro. Na Psicologia isso tem um significado: a ovelha negra que vai embora de casa, nunca abandona a mente do narcisista principal da casa.

Bruno revelou que se a garota abraçasse Isabela poderia evitar que a casa desmoronasse. Aqui Isabela é vista como a parente dourada, ou seja, venerada pela narcisista. Mas o fato dela ser dourada não impediu que ela sofresse as pressões da Abuela Alma Madrigal.

Mirabel abraçou Isabela que confessou nunca se sentir perfeita o suficiente para a matriarca.

Assim a garota levou bronca da idosa narcisista. Porém a adolescente explicou que a casa estava prestes a cair porque ninguém era perfeito o suficiente para a anciã.

Quando a casa caiu, Mirabel caminhou pelas montanhas e encontrou a Abuela Alma na beira de um rio.

Então a idosa contou que, anos atrás, ela estava sendo perseguida, com seus filhos, por homens maus. Então, naquele dia da perseguição, ela rezou e a luz da vela fez com que os marginais desistissem. Mas naquela mesma noite ela perdeu seu marido. Assim, Alma Madrigal, se tornou ríspida e manipuladora com as pessoas ao redor.

Após a revelação desse segredo, as duas se abraçaram. De repente, Bruno chegou ao rio perto delas.

Dessa maneira, a anciã chegou junto com Mirabel e Bruno abraçados ao vilarejo.

Assim, trabalharam juntos para reconstruir a casa.

Na vida real, ninguém realmente é bom para um familiar narcisista, que fica qualificando as pessoas pelos dons que ostentam. Então, os narcisistas se esquecem que o amor e a dedicação são mais importantes do que as conquistas das criaturas ao redor.

Os traumas do passado não justificam o narcisismo, porém explicam os comportamentos manipuladores.

O arquétipo de Maribel Madrigal ajuda você a conviver com parentes narcisistas, na mesma residência, porque ela tem o poder de emanar um amor especial formando um escudo de energia.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianardorocimallon #mirabel #mirabelmadrigal #familiamadrigal #encanto

 

 

 

 





 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário