sábado, 2 de abril de 2022

O Dia Em Que Confundi Pinhão Com Barata

 

O Dia Em Que Confundi Pinhão Com Barata

Pinhão é a semente da Araucária, a parte comestível da pinha. Ele é marrom, tem forma de losango e é encontrado no chão porque cai da própria Araucária.

Em 1979, eu tinha cinco anos de idade, e nunca tinha visto pinhão. Mas barata eu conhecia e tinha medo.

Um dia, minha família me levou a uma festa junina ao ar livre. Então me aproximei de uma barraquinha, onde existiam muitas panelas. Em uma dessas panelas vi algo marrom e gritei:

- Há baratas nas panelas!

Assim as pessoas ao redor gritaram e saíram correndo.

Mas, o guarda se aproximou das panelas e exclamou:

- Isso é pinhão!

Eu perguntei:

- Pinhão é o marido da barata?

O segurança explicou:

- Não, ele é o fruto de uma árvore chamada Araucária.

Mesmo assim contestei:

- Pinhão é marrom e tem forma de balão?

O homem disse:

- Sim, porém ele não tem antenas como as baratas.

Dessa maneira, o homem abriu a casca do pinhão e me ofereceu a fruta. Só assim acreditei que pinhão não era barata.

Luciana do Rocio Mallon

#pinhão #baratas

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário