sábado, 19 de fevereiro de 2022

Pessoas Que Sentem Atração por Estátuas e a Lenda da Coppélia

 

Pessoas Que Sentem Atração por Estátuas e a Lenda da Coppélia

Hoje escrevi sobre a punição que moças, da alta sociedade, tiveram por mexer nas partes íntimas de uma estátua masculina desnuda num museu.

Logo, me lembrei de uma moradora de rua que teve a boca presa nas partes íntimas da estátua nua de réplica do Davi que ficava em frente a um restaurante, chamado Café Maria, em Curitiba.

Alguns anos atrás, uma moça foi pega nua em cima da estátua de um macaco no Museu do Olho, também em Curitiba, e o problema é que a obra de arte acabou sendo roubada dias depois do fato inusitado.

Como o texto de hoje, sobre mulheres que mexeram nas intimidades de uma estátua, fez muito sucesso, algumas pessoas me perguntaram:

“- Qual é o nome da doença de quem sente atração por estátuas?”

“- Tia Lu, tenho um primo que só se apaixona por bonecas infláveis, isso é normal?”

Minha resposta:

- Não sei se isso pode ser considerado doença. Mas pesquisei e descobri que Agalmatofilia é o nome do fenômeno que a Ciência dá para quem sente atração por estátuas. O termo agalma (nominativo) vem de agalmatos (genitivo) que, em grego, significa estátua. Filia, do ponto de vista etimológico purista, quer dizer amor.

O interessante é que até um balé foi baseado numa lenda sobre isso.

O escritor ETA Hoffmann se baseou na verdadeira lenda de uma boneca chamada Coppélia. No conto dele Coppélia é uma boneca, que fica na varanda, da casa de Doutor Coppelius, um bruxo, e um homem, que é noivo da mulher mais linda do local, se apaixona por ela.

Já na lenda original, que se passa na Idade Média, Coppelius é um alfaiate que coloca uma manequim com as roupas que ele faz na sacada. Um rapaz, que é noivo, recita poemas apaixonados para a manequim. Uma noite, a noiva do rapaz, descobre tudo, tira Coppélia do lugar e se disfarça como se fosse a boneca. O moço descobre a farsa e os dois brigam. Mas reatam depois. Na noite de núpcias, o moço abandona a esposa e vai até a alfaiataria ter relações com a boneca. A esposa corre atrás do marido e ao ver o jovem fazendo intimidades com a manequim acaba assassinando o esposo. Dizem que isso realmente aconteceu na Europa. Porém como nunca existiu nada provando, o fato entrou para a área das lendas e serviu de inspiração ao autor ETA Hoffmann.

Também tem a lenda do rei, Pigmaleão, que esculpiu uma estátua porque não conseguia namorada e acabou se apaixonando por ela.

Quanto ao rapaz que só se apaixona por bonecas infláveis, caso ele se sinta incomodado com a situação, recomendo que procure um profissional de saúde mental.

Luciana do Rocio Mallon

#coppélia #etahoffmann #agalmatofilia

 

 

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário