segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Jerusalema: Boletim Revisado com as Sugestões de Membros do Grupo

 

Jerusalema: Boletim Revisado com as Sugestões de Membros do Grupo

Atualizado na tarde de 21 de fevereiro de 2022

 Passos Básicos Que Serão Usados e Repetidos a Música Inteira:

Como alguns participantes constataram que os passos da segunda parte eram muito difíceis, foi decidido que serão usados apenas os passos básicos, da primeira parte, durante os primeiros minutos. Serão quatro sequencias com os passos básicos. Depois damas dançarão com lenços e homens com chapéus. Os passos com lenços e chapéus podem ser diferentes. Mas para acompanhar a linguagem técnica abaixo é preciso ver antes os vídeos que estão no grupo do diretor.

Resumo:

Bate um pé quatro vezes na diagonal.

Depois bate o outro pé quatro vezes na outra diagonal.

Faz a pisadinha do piseiro quatro vezes.

Agacha e sobe com os braços contando até quatro formando uma meia-lua no chão.

Cruza, com o passo grego, contando até quatro.

Dá quatro passinhos para trás.

Repete tudo de novo outra vez:

Bate um pé quatro vezes na diagonal.

Depois bate o outro pé quatro vezes na outra diagonal.

Faz a pisadinha do piseiro quatro vezes.

Agacha e sobe com os braços contando até quatro.

Cruza, com o passo grego, contando até quatro.

Dá quatro passinhos para trás.

Repete de novo até a quarta frase musical da canção.

Caso alguém queira sugerir mais alterações, pode ficar à vontade. Pois até dia 13 de março dá para mudar algumas coisas na coreografia.

Link da coreografia a ser usada na música nas quatro primeiras frases musicais:

https://www.youtube.com/shorts/QZ3vpguVmnI

 

Por favor, mandem seus vídeos ensaiando os passos básicos, sem música no momento, por aqui ou no meu privado. Não precisa mostrar o rosto por enquanto.

Quem mandou vídeo dançando com música, pode mandar filmagem dançando com a canção.

Sugestões aceitas que os membros do grupo pediram:

- Retirada dos passos difíceis da segunda parte deixando só os passos básicos na coreografia inteira;

- Introdução mexendo as mãos para os céus como agradecimento antes dos passos básicos;

- lenços grandes, véus ou leques para mulheres do meio até o final da coreografia;

- Separação em dois grupos no começo para juntar tudo depois.

- Participação de animais de estimação na apresentação:

Não tenho nada contra a participação de bichos na Dança. Porém eles precisam ser dóceis e não podem morder os outros participantes. Não sei como é a lei perante essa situação. Mas pesquisei e descobri que a participação de cachorros em apresentações de Dança não é considerada maus tratos. Inclusive vi vídeos, na Internet,  onde pessoas e animais interagem na coreografia Jerusalema. Aliás, danças onde bichos e humanos interagem atraem audiência e fazem sucesso com o público.

- Para a coreografia não ficar monótona com as repetições dos passos básicos, sugeriram que na metade da coreografia as mulheres dancem com lenços grandes ou leques e os homens com chapéus ou bonés nas mãos.

- Mulheres dançando com lenços grandes ou leques a partir da metade da coreografia e homens com chapéus.

- As damas vão com lenços na cintura ou no pescoço. Mulheres que optarem por leques, podem levar os aparatos no meio do peito ou na cintura. Após a quarta sequência dos passos básicos, elas retiram os lenços ou leques e começam a dançar com eles.

- Os cavalheiros vão com chapéus ou bonés nas cabeças, eles retiram os chapéus das cabeças depois da quarta sequência dos passos básicos e começam a mexer os chapéus com as mãos enquanto as mulheres dançam com os lenços ou leques. Não precisam ser com os mesmos passos, podem ser com passos diferentes para não ficar monótono.

- Também foi sugerido que no final, os dançarinos formem um mesmo círculo grande e dancem com passos gregos circulares, que são os passos cruzados formando círculos, até o final da coreografia representando a união.

- As roupas são sugeridas pelo diretor Jairo Romão.

- Espaço para treinar, de forma presencial, com a focalizadora uma vez por semana, que é opcional para cada um: Centro Cultural Gabriela Valentina, em Curitiba, pelas sextas às tardes.

- Foi sugerida uma reunião online. Mas para que todos estejam na mesma sincronia a reunião online, com os passos, deve ser realizada pelo menos 5 dias antes da apresentação. Também é necessário que alguém seja responsável por elaborar a sala virtual, pois os celulares da coreógrafa são velhos.

- Também foi sugerida uma reunião presencial. O único espaço que a focalizadora conseguiu foi no Centro Cultural Gabriela Valentina nas sextas às tardes. Ela não pode à noite porque cuida da mãe idosa. Talvez, ela possa ensaiar num sábado ou domingo na Praça Maguikuti, do Jardim das Américas, por ser perto de sua residência.

Links com coreografias com saias e lenços grandes para as damas treinarem, a coreografia com chapéus para os homens serão enviadas brevemente:

https://www.youtube.com/watch?v=Lhw_-wAJFOs

 

https://www.youtube.com/watch?v=uROiS6V088g

 

Luciana do Rocio Mallon

Whats: 41996512567 .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luciana do Rocio Mallon

Whats: 41996512567 .

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário