Impactos do Delivery, na Economia,
Durante a Pandemia
Como também sou blogueira de vendas, ás
vezes recebo perguntas sobre comércio.
Abaixo, algumas perguntas que respondi
sobre os impactos do delivery na Economia:
1 - A pandemia trouxe muitas mudanças, entre
elas a adaptação das empresas ao delivery, como foi esse impacto na Economia ?
(Até porque algumas empresas que nem possuíam delivery, aderiram) .
As empresas que não tinham motoboys tiveram
que se adaptar. Algumas precisaram usar serviços terceirizados de delivery e
necessitaram passar este gasto para o preço do produto, mesmo cobrando taxa de
entrega.
Porém, muitas pessoas que ficaram
desempregadas durante a pandemia, passaram a trabalhar como motoboys autônomos.
Por isto, a venda de motos aumentou muito durante a Crise do Corona Vírus.
2 - O que
mudará nesse cenário pós-pandemia, as empresas podem até continuar apenas com
delivery?
Isto varia de
empresa para empresa. Conheço várias empresas que, antes de pandemia, eram
apenas virtuais e somente atuavam apenas no delivery. Porém, nesta Crise do
Corna Vírus, elas fizeram tanto sucesso que muitos clientes sugeriram para que
elas abrissem sedes físicas depois da pandemia. Assim, elas estão estudando as
sugestões com carinho.
Também soube
de casos de lojas físicas, que não trabalhavam com o delivery, e logo antes da
pandemia estavam pensando em fechar. Mas que, com a Crise do Corona Vírus,
resolveram trabalhar só com entrega para acabar com os estoques e decidiram continuar
com o negócio somente no virtual através de delivery.
3 - E não foi
apenas no setor alimentício, shoppings e outros setores também se utilizam do Delivery,
a longo prazo o que a Economia pode sentir disso? Quais os benefícios e
malefícios?
Malefícios:
- Recuperação
lenta da Economia.
- Juros
baixos e dólar alto.
- Com a
pandemia, a maioria dos brasileiros passaram a consumir somente o essencial,
fato que gera desemprego.
- Com a Crise
do Corona Vírus, as pessoas acharam arriscado frequentar lugares como
shoppings, restaurantes e festas. Isto gerou crise nos profissionais de eventos
que ganhavam dinheiro com atividades presenciais, como: garçons, artistas, etc.
- Com aulas
grátis online de ginástica, dança e cursos de língua, muitas academias e
escolas de idiomas fecharão as portas físicas, fato que gera desemprego.
- Com menos
gente pegando ônibus, as empresas dos coletivos deverão diminuir o número de
ônibus e demitir funcionários.
Benefícios:
- Para fugir
de golpes, a maioria dos brasileiros começou a comprar de conhecidos e
comerciantes do bairro mesmo através de delivery. Isto gerou fortalecimento da
Economia das periferias.
- Os
brasileiros passaram a ter consciência dos impactos ambientais que os produtos
têm.
- Com o
delivery, as pessoas passaram a transferir o tempo que gastariam indo até os
estabelecimentos, com o objetivo de comprar, para cuidar da higiene da casa.
Então, este é um ponto positivo para quem vende material de limpeza.
- A casa
ganhou relevância como lugar de interação pessoal ou remota, fazendo com que as
pessoas comprem objetos exclusivos para o lar.
- Indiretamente
o delivery teve um papel no reforço na poupança, que muitas pessoas estão
fazendo durante esta crise do Corona Vírus.
- O delivery
fez com que as pessoas que antes gastavam tempo indo até os estabelecimentos, para
compras, descobrissem alguns dons e transformassem alguns passatempos em
profissões para reforçar a renda durante a pandemia.
- O home
office e o delivery entraram para ficar em alguns setores aumentando a
qualidade de vida dos funcionários. Depois da crise ao menos um terço das
empresas pretende manter o trabalho remoto parcial ou integral.
- Para
algumas empresas, o home office e
delivery facilitaram o corte de despesas com: energia, segurança,
transporte e viagens. Também mostrou que no futuro, elas poderão cortar gastos
com aluguel.
Luciana do
Rocio Mallon
Nenhum comentário:
Postar um comentário