segunda-feira, 28 de junho de 2021

Dança-Poesia, uma Modalidade Que Une Exercícios Físicos e Literatura

 

Dança-Poesia, uma Modalidade Que Une Exercícios Físicos e Literatura

 

Curte Dança e ama Poesia?

Gostaria de unir estas duas artes?

Leia o texto abaixo e saiba como:

Meu nome é Luciana do Rocio Mallon sou repentista, escritora, pesquisadora de causos, professora de Dança e trouxe a Vesteterapia, terapia através das roupas, para o Brasil.

Escrevo desde os 6 anos de idade e sempre gostei de imitar as dançarinas da TV, seja em programas de auditório ou em filmagens de Teatro. Porém, na infância a minha família não tinha dinheiro para pagar aula de balé.

Em 2001, fui trabalhar no comércio, onde eu era excelente vendedora. Mas todos notavam que eu tinha problemas de coordenação motora porque possuía dificuldades em dobrar roupas e fazer pacotes de presente.

Por isto, em 2004 consultei uma fisioterapeuta, que me indicou exercícios e me aconselhou a fazer aulas de Danças: Cigana ou Flamenca. Assim, em 2005 passei a frequentar aulas de danças diversas.

A Dança-Poesia é uma modalidade onde a bailarina interpreta, com gestos e acessórios, a letra de uma música ou um poema que é declamado na hora da Dança por ela mesma ou por outra pessoa. Esta prática tem mais de 2000 anos, antes de Cristo e era utilizada pelas mulheres, da Grécia Antiga, que ficavam num lugar chamado Gineceu. As primeiras vezes que ouvi falar em Dança-Poesia foi, em 1993, no curso de Letras da Universidade Federal do Paraná através da professora Maria Cominos, de Literatura Grega e do professor Antônio Sandmann de Etimologia. Então pensei:

- Já pensou praticar Dança-Poesia e unir minhas duas paixões: Balé e Literatura?

Em 2019, fui convidada para dar aulas de Danças no Centro Cultural Gabriela Valentina, que abriga: teatro, restaurante com artes culinárias, salão para eventos e exposições.

Assim, mulheres me escreveram perguntando:

“- Como você é excelente escritora, tem como você dar aulas de dança onde consiga unir a Poesia?”

“- Faço Teatro e gostaria de uma aula de Balé que unisse Dança e interpretação cênica.”

Então, como as minhas aulas, eram de ritmos variados comecei a trabalhar momentos de Dança-Poesia, onde as alunas faziam movimentos interpretando a letra de uma música ou um poema. Acessórios também são usados na interpretação de alguns elementos poéticos, principalmente da natureza, como:

- Leque: faz a representação de aves, flores, Lua, Sol e moinhos.

- Xale: substituí redes, teias e nuvens.

- Bengala: representa o ponto de interrogação, as dúvidas e o pastor.

- Pandeiro com fitas: incorpora o arco-íris e diversos astros.

- Véu: substituí tempestades, nuvens, tendas e com ele a bailarina se transforma num pássaro ou numa borboleta.

- Saia rodada: com ela a dançarina transforma-se numa camponesa, princesa, rainha ou numa flor quando dá o passo de sentar no chão e deixa os babados se destacarem no solo.

A prática da Dança-Poesia traz os seguintes benefícios:

- Aumenta a Dopamina, Endorfina e Oxitocina que elevam a sensação de prazer e expulsam a Depressão.

- Estimula a criatividade.

- Desenvolve a sensibilidade poética.

- Ajuda na coordenação motora.

- Exercita o raciocínio lógico.

- Corrige a postura.

- Diminui a timidez.

- Aumenta a autoestima.

- Gasta calorias, ajudando no emagrecimento saudável.

- Deixa mais sensual e atraente.

- Cansa menos do que outras atividades de academia e os resultados são melhores.

Exemplos de vídeos meus com Dança-Poesia:

https://www.youtube.com/watch?v=zrB0UHGokiY

https://www.youtube.com/watch?v=Maxa03Z2eJw

https://www.youtube.com/watch?v=lsuP0vATBaQ

https://www.youtube.com/watch?v=Fm0yAPbgLVA

https://www.youtube.com/watch?v=4yVhHPiYzp4&list=PLWy0o60uHTE5A-lh824fKQKbAXrW29T7a&index=172

 

Luciana do Rocio Mallon

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário