domingo, 19 de agosto de 2018

Lenda da Dama de Honra do Buquê de Laranjeiras do Sul


Lenda da Dama de Honra do Buquê de Laranjeiras do Sul
No século dezenove, num local onde hoje é a cidade de Laranjeiras do Sul, existia uma menina chamada Florisbela que gostava de fazer arranjos com flores de laranjeiras. Por isto, ela vivia exclamando:
- Quando eu morrer, desejo virar flor de laranjeira!
Esta menina foi convidada para ser dama de honra do casamento de Maria, sua prima. Mas Lika, a ex-namorada do noivo de Maria, no dia do casamento, passou a rondar a casa da rival porque desejava rasgar seu vestido de noiva. Assim a jovem pulou a janela do quarto da moça e não achando o vestido, resolveu roubar o buquê de rosas que estava em cima da cama. Então Maria, já vestida a caráter, ao entrar no quarto, notou que o ramalhete tinha desaparecido e gritou:
- Socorro!
- Roubaram o meu buquê!
- E no meu jardim não há flores!
Florisbela, que estava se arrumando na mesma casa, disse:
- No seu pomar há flores de laranjeira e eu consigo fazer um buquê com elas bem rápido.
Deste jeito, a garota fez um ramalhete e a noiva entrou no altar com ele.
Depois da festa de matrimônio, Florisbela passou muito mal e faleceu. Então foi enterrada no cemitério da vila no dia seguinte. Porém, sete dias depois, a avó da garota foi rezar em seu túmulo e viu que um pé de laranjeira bem florido, que não existia lá, cresceu misteriosamente ao lado da sepultura. De repente, flores caíram nos cabelos da idosa e ela escutou a voz da neta:
- Vó, eu me transformei em flores de laranjeira.
Deste jeito, a anciã voltou para casa muito assustada.
Numa tarde, uma moça vestida de noiva passou chorando perto do cemitério. De repente, Florisbela apareceu e indagou:
- Por que está chorando?
A mulher respondeu:
- Meu buquê sumiu.
De repente, a menina deu um ramalhete de flores de laranjeira para a noiva e desapareceu.
Reza a lenda que quando uma noiva perde seu buquê, basta era se olhar no espelho e falar o nome Florisbela três vezes que aparece uma menina com um ramalhete de casamento nas mãos.
Luciana do Rocio Mallon





Nenhum comentário:

Postar um comentário