Lenda da Bailarina da Casa Gomm e a Fada do Bosque
Em Curitiba, há um lugar histórico, localizado no bairro Batel chamado Casa Gomm, que é uma mansão amarela no meio de um bosque encantado. Este lugar já foi residência de um cônsul, sede da Escola de Belas Artes do Paraná e academia de dança.
No começo do século vinte, esta mansão foi palco de festas luxuosas e até ganhou uma canção em sua homenagem. Bem, interessantes mesmo, são as lendas que existem em torno do lugar. Por isto leremos alguns causos abaixo:
A Bailarina da Casa Gomm:
Anos atrás Ordália era uma menina que trabalhava, junto com sua mãe, como empregada doméstica em uma das mansões do bairro Batel. Ela tinha um padrasto brabo, Manoel, que vivia batendo na pobre e a proibindo de tudo.
Sempre quando Ordália passava em frente ao bosque da Casa Gomm, ela fiava admirando tanto o casarão quanto o bosque. Um certo dia a pequena entrou, às escondidas, nesta floresta e viu que dentro da Casa Gomm estava havendo aulas de Balé Clássico. Então, a garota aproximou-se da janela e ficou encantada com a dança. Após a aula, a menina chegou perto da professora e perguntou-lhe:
- Gostaria de fazer aulas de dança.
- Quando custam ?
A mestra respondeu:
- São oitocentos cruzeiros.
Naquele mesmo instante, a pequena foi até o local de trabalho da sua mãe e disse-lhe:
- Preciso de oitocentos cruzeiros para fazer aulas de balé clássico na Casa Gomm.
A mulher respondeu:
- Você sabe muito bem que eu não tenho este dinheiro.
- Além disto, se o seu padrasto descobrir você corre risco de apanhar. Afinal, na dança, as moças mostram muito o corpo e ele nunca aceitaria isto.
Naquele instante, Ordália correu para o bosque e começou a chorar.
De repente, uma fada verde saiu de dentro uma árvore. Assim, a criança perguntou-lhe:
- Quem é você ?
A criatura mágica respondeu:
- Meu nome é Luísa e posso pagar as suas aulas de dança
- Por isto, vou lhe dar os oitocentos cruzeiros agora.
- Mês que vem você pode voltar ao bosque, que lhe darei a grana para a outra mensalidade.
A menina sorridente, entrou na Casa Gomm, e fez sua matrícula.
Deste jeito, ela passou a fazer aulas de dança às escondidas.
Mas, o padrasto de Ordália viu que havia algo estranho no seu comportamento e decidiu seguir a enteada junto com sua esposa. Logo, o homem notou que as duas entraram no emprego. Porém, que depois a menina saiu sozinha e foi direto para a Casa Gomm. Assim, o padrasto espionou a enteada tendo aulas de balé.
Quando Ordália saiu da Casa Gomm, este homem a seguiu, puxou os cabelos da menina, no meio da rua, pegou uma faca e apunhalou a pobre exclamando:
- Eu já falei que não queria que você fizesse aulas de dança!
Assim, a menina faleceu no meio da rua.
Reza a lenda que o espírito de Ordália sempre visita a Casa Gomm e que é possível ver uma menina vestida de bailarina clássica do último andar. Já a fada verde continua no bosque realizando os pedidos que as garotas fazem a ela.
Há quinze dias atrás, uma moradora da região disse que viu o fantasma da dançarina chorando na janela. Ela acredita que o espírito está triste por causa dos boatos que dizem que destruirão o bosque e a Casa Gomm para erguer um shopping.
Roda de Dança e a Fada Verde:
Há outra lenda que diz que um grupo de Danças Circulares estava bailando em frente ao jardim da Casa Gomm. Quando de repente, uma mulher verde e iluminada surgiu do meio da terra e deixou todos encantados. Mas, que desapareceu de repente. Talvez esta criatura seja a mesma fada verde citada no conto anterior.
Realmente, danças circulares eram muto realizadas na Casa Gomm, como registros fotográficos comprovam.
Segundo alguns esotéricos quando danças circulares são realizadas em bosques ou em jardins, ela possui o poder de libertar entidades como duendes e fadas. Além de propiciar uma energia positiva a todos os bailarinos presentes.
Por isto, seria interessante que as pessoas, que são contra a destruição da Casa Gomm e do bosque, bailassem Danças Circulares neste local como forma de protesto pacífico.
Luciana do Rocio Mallon
Nenhum comentário:
Postar um comentário