terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Entrevista Com Ana Marinho do Site Coruja Cultural

 

Entrevista Com Ana Marinho do Site Coruja Cultural

Como todos sabem, voltei a entrevistar artistas, empreendedores e pessoas que fazem a diferença na sociedade nas minhas redes.

A entrevistada de hoje é Ana Marinho do blog Coruja Cultural

 

1 – Como e quando percebeu que tinha o dom para ser jornalista?

Na verdade, eu não sou jornalista. Quando decidi entrar na faculdade, minha primeira escolha foi pelo jornalismo, cheguei a ganhar uma bolsa integral em uma faculdade particular através do PROUNI, mas nessa época aconteceram muitas coisas, eu tinha uma vida muito atribulada, já era mãe solteira, trabalhava para sustentar minha casa e cuidava dos meus filhos, sozinha. Eu não tinha nenhuma rede de apoio, só tinha a minha mãe que me ajudava como podia e mesmo assim ela já estava bem doente, então acabei desistindo do curso. Uns dois anos mais tarde, fiz o ENEM novamente e novamente consegui uma bolsa integral, mas desta vez para o curso de Direito, o qual fiz três semestres apenas e acabei desistindo também, não cheguei a concluir. Mas o meu gosto pela escrita já nasceu comigo, além do interesse pela arte e pela cultura, por isso hoje eu estou apostando nesse novo projeto. Contudo, hoje em dia você não precisa mais ter o curso superior para conseguir o registro profissional para atuar como jornalista, então, pretendo fazer esse requerimento junto à Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia e, se tudo der certo, em breve serei uma jornalista licenciada oficialmente.

2 – Quantos jornais e sites informativos você já criou?

Bem, a primeira revista virtual que eu criei foi a Curitiba Suburbana. Ela tinha uma pegada mais portal de notícias, o que incluía muita política. À época eu tinha um parceiro, que também morava comigo, não éramos casados, mas tínhamos um relacionamento que durou pouco mais que um ano. Quando nossa relação acabou, a revista também acabou, porque nela eu só cuidava mesmo da parte técnica da coisa, dependia muito dele na parte da busca de materiais, de colaboradores e tudo o mais, então a Curitiba Suburbana foi por água abaixo. Mas eu já havia tido muitas experiências anteriores criando blogs pessoais onde eu publicava minhas poesias e contos, então eu já me virava bem com tudo. E agora estou em carreira solo com a Coruja Cultural, estou fazendo tudo no meu tempo, do meu jeito e com os recursos que tenho, sem depender de ninguém e sem criar muitas expectativas. Meu objetivo é consolidar a Revista como uma mídia de apoio e promoção da arte e da cultura.

3 – Como surgiu a ideia de lançar o site Coruja Cultural?

A ideia surgiu de uma conversa com um amigo, o Lui. No dia em que nos conhecemos estávamos falando sobre a cena cultural da cidade, eu contei a ele sobre o meu trabalho anterior com a Curitiba Suburbana e ele me incentivou a criar uma coisa nova, voltada apenas para a cultura popular. Como eu já tinha uma certa frustração pelo que não deu certo no passado, fiquei pensando em nossa conversa por alguns dias, até tomar a decisão. Daí foi só seguir meus instintos, usar o conhecimento que eu já tinha, fazer algumas pesquisas, desenvolver o projeto e colocar em prática.

4 – Quais são os conteúdos do site Coruja Cultural?

A Coruja Cultural é uma Revista online voltada para arte e cultura popular.

5 – Deixe suas redes sociais para que as pessoas possam conhecer seu trabalho.

Minhas redes sociais: Site: www.revistacocultural.com.br Página do Facebok: https://www.facebook.com/corujacultural Temos o Instagram e o Canal do Youtube, mas eles ainda estão em desenvolvimento.

 

Perguntas elaboradas por Luciana do Rocio Mallon

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário