segunda-feira, 17 de junho de 2019

Vesteterapia X O Direito da Criança Escolher as Próprias Roupas

Vesteterapia X O Direito das Crianças Escolherem as Próprias Roupas
Dias atrás, um crime chocou o mundo:
Duas moças, que adotaram um menino, assassinaram o pobre porque ele não queria vestir roupas consideradas femininas.
Também outras barbaridades semelhantes já ocorreram anos atrás, onde pais mataram garotos que queriam experimentar vestes consideradas delicadas demais.
Conforme a Vesteterapia, terapia através das roupas, as crianças a partir dos três anos de idade precisam participar das escolhas do próprio vestuário.
Pois os menores escolhem peças relacionadas com suas personalidades e estados de espíritos. Por isto, os pais precisam ficar atentos a isto.
Trabalhei durante muitos anos, em lojas de roupas, e já vi mãe negando peças com estampas de personagens, da moda, simplesmente por reprovar as atitudes do desenho da TV. Neste caso, os responsáveis devem pesquisar sobre determinado personagem para saber quais são as  influências de seus arquétipos. Eles devem conversar sobre os desenhos da moda com outros pais de crianças. Além disto, a mãe precisa perguntar aos menores o porquê eles gostam tanto de determinado desenho animado.  Se for o caso, ela pode consultar uma psicóloga infantil sobre isto.
No caso da roupa que a criança escolheu estar fora do orçamento da família, cabe aos pais explicar ao menor sobre problemas financeiros e suas limitações.
Quando eu tinha cinco anos, gostava da Dorothy do Mágico de Oz. Então ganhei um vestido xadrez parecido com a da personagem. Assim quando saía para algum passeio fazia questão de usar a peça.
Porém quando completei onze anos, minha mãe insistia em me vestir com vestidos cheios de: laços, babados e bordados. Mas passei a recusar estas peças porque já estava adolescente e aqueles vestidos eram muito infantis.  Assim queria vestir calça jeans com camisetas de bandas, fato que resultou em muitos conflitos familiares.
Os pais precisam se desvincular de certos preconceitos. Pois não há nada de errado em um menino vestir uma camiseta rosa e uma garota escolher um tênis azul. Eu, por exemplo, aos cinco anos gostava de vestir, às escondidas, as fardas do meu pai. Porém nem por isto virei lésbica, fato que também não teria problema nenhum.
Mas, se a escola exigir uniforme, os responsáveis precisam vestir os pequenos com o agasalho padrão deste colégio. Pois o uniforme é necessário nas escolas para evitar competição e bullying. Os pais e professores precisam explicar isto às crianças.
Porém os pequenos tem o direito de escolher as próprias roupas para os momentos informais.
Luciana do Rocio Mallon














Nenhum comentário:

Postar um comentário