quinta-feira, 11 de abril de 2024

Lenda do Fantasma da Coluna de Obituário

 Lenda do Fantasma da Coluna de Obituário

Numa cidade do sul do Brasil, numa época em que ainda existiam jornais de papel, havia uma moça chamada Maria.

Ela era esforçada, pois trabalhava em três empregos sem registro em carteira e ainda cuidava dos pais idosos.

Além disso, essa jovem gostava de escrever textos para: cartas em programas de rádio, sites na Internet e colunas de leitores em jornais impressos.

Maria sempre lia o obituário, mas sempre notava algo estranho e pensava:

- Por que quando escrevem sobre a morte de uma pessoa, colocam a profissão e a idade ao lado do nome?

- Poxa, um ser humano não se define em apenas uma profissão!

- Conheço mulheres que trabalharam como autônomas de maneiras maravilhosas, porém em seus obituários nos jornais conservadores, foram descritas apenas como donas-de-casa.

- Como não tenho registro em carteira e sou escritora, prometo que assustarei os jornalistas que escreverem que apenas fui dona-de-casa ou do lar.

Numa ida de um emprego ao outro, Maria foi atropelada e faleceu.

Ana, que trabalhava no setor de obituário de um jornal famoso da cidade, publicou a nota da morte de Maria assim:

“Maria, 27 anos, dona-de-casa.”

Naquela mesma noite, a jornalista teve um pesadelo, onde uma moça de camisola branca, porém com caneta e caderno nas mãos, disse:

- Sou Maria, uma escritora que tinha três empregos, sem registro em carteira. Então, vim do além para reclamar que você me registrou, no obituário do jornal, como apenas dona-de-casa. Poxa, isso é humilhante porque tenho mais de 3000 textos na Internet e, por causa da sua atitude, estou me sentindo um lixo no umbral. Aliás, uma pessoa não pode ser definida apenas pela sua profissão. Todo o ser humano tem uma história de luta por trás. Aliás, deveria ter uma seção dentro do obituário, onde o jornalista escrevesse sobre um falecido que contribuiu para a sociedade.

De repente, Ana acordou ofegante e naquela mesma manhã propôs à editora-chefe que acrescentasse no obituário, uma seção em homenagem aos falecidos que contribuíram para a sociedade. Assim essa ideia foi aprovada na hora e a coluna, logo nos primeiros dias, foi um sucesso. Pois leitores passaram a mandar histórias emocionantes dos seus falecidos queridos para o jornal. Inclusive a primeira publicação foi sobre a obra literária de Maria.

Luciana do Rocio Mallon

#lendas #lendasurbanas #lendascuritibanas #lucianadorociomallon

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário