segunda-feira, 19 de junho de 2023

Lenda da Dança Chamada Siriri

 

Lenda da Dança Chamada Siriri

Meu nome é Luciana do Rocio Mallon, sou folclorista e professora de Dança.

Semana passada recebi as seguintes mensagens:

- Tia Lu, qual é a lenda da Dança chamada Siriri?

- A Dança, Siriri, tem algum causo?

Minhas respostas estão abaixo:

- Siriri é uma Dança do Mato Grosso que possui várias lendas.

Porém, abaixo, contarei o causo de que mais gostei:

Reza a lenda que na época do Brasil-Colônia existia um cupim com asas chamado Siriri.

Um dia, esse cupim passou por um acampamento de nômades onde avistou lindas bailarinas dançando.

Então, ele pediu aos céus:

- Tupã, quero ser dançarina!

De repente, surgiu um raio que transformou o inseto numa moça morena com saia rodada. Assim, ela saiu rodopiando pela floresta até que chegou girando, dessa maneira, a um sítio onde havia uma festa com pessoas de várias etnias: brancas, indígenas, afrodescendentes e ciganas.

Ao ver a dançarina, um dos músicos pegou um instrumento chamado viola de cocho e começou a tocar.

Quando a música parou, alguns convidados da festa perguntaram à jovem:

- Quem é você?

Ela respondeu:

- Sou Siriri. Na verdade, um dia fui esse inseto. Mas, atendendo aos meus pedidos, Tupã me transformou nessa bailarina.

Assim, surgiu a Dança brasileira chamada Siriri, que recebeu a influência dos portugueses, indígenas, afrodescendentes e ciganos.

Luciana do Rocio Mallon

#siriri #lucianadorociomallon #lendas

 



 

Um comentário: