domingo, 25 de agosto de 2024

Infelizmente Número de Seguidores Virou Moeda de Troca

 

 Infelizmente Número de Seguidores Virou Moeda de Troca

 

Semana passada recebi as seguintes mensagens:

“ – Luciana, sou auxiliar de limpeza e fui procurar emprego numa agência. Então a recrutadora perguntou quantos seguidores tenho nas redes sociais. Falei que não tenho rede social por motivo de segurança devido ao divórcio recente, assim ela me olhou de cara feia e me dispensou.”

“ – Sou professora primária e na hora da entrevista de emprego, a diretora perguntou quantos seguidores nas redes eu tenho. Porém como não tenho condições de pagar wi-fi, só uso celular para receber chamadas. Resultado: não fui contratada.”

“- Influenciadora Luciana, sou representante comercial e na hora da entrevista de emprego, a gerente falou que dá preferência para quem tem mais de dez mil seguidores no Instagram porque isso é sinal de popularidade. Gostaria de saber o que você pensa disso. Pois tenho mais de 30 anos de experiência na área e não fui contratada.”

Minha resposta:

Infelizmente, o número de seguidores em redes sociais virou moeda de troca.

Aliás, têm empresas especializadas nisso que estão faturando muito dinheiro.

Exigir redes sociais repletas de fãs de profissões como: auxiliar de limpeza e professora primária beira ao absurdo. Pois geralmente essas profissões são de classes mais humildes que geralmente não têm condições financeiras de pagar uma Internet boa.

Sem falar que pessoas humildes sempre estão correndo atrás de “bicos” presenciais. Pois a divulgação na Internet, pode ser até importante, mas não garante o mesmo retorno que o boca a boca presencial trás.

Na Internet, vejo pessoas que mostram os corpos desnudos com muitos seguidores e gente talentosa, que ensinam coisas úteis, com poucos fãs.

Além disso há pessoas que, por motivos de segurança possuem pavor de redes sociais e isso deve ser respeitado. Exemplo: uma mulher que se livrou recentemente de violência doméstica, com certeza, terá medo de se expor na Internet.

Por isso peço que os recrutadores reflitam sobre os relatos acima.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário