domingo, 19 de maio de 2024

Dica de Livro: Joana, Joaninha de Luíza Pinheiro

 






Dica de Livro: Joana, Joaninha de Luíza Pinheiro

 

Meu nome é Luciana do Rocio Mallon, sou escritora e professora de Literatura. Como muita gente sabe, sempre escrevo resenhas sobre livros interessantes nas minhas redes.

O livro de hoje é maravilhoso, pois foi escrito por uma menina e ainda tem um bichinho que amo muito: a joaninha, que é considerado o mais gracioso dos insetos.

Mas, antes de comentar o livro, preciso falar da importância do arquétipo, da joaninha, para a Cultura desde os primórdios.

Na, Idade Antiga, onde agora é a Espanha existia um povo chamado celtíberos, que era a mistura de celtas com iberos.

Eles tinham a religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses e muitos deles eram representados por animais, dentre eles, a joaninha, que era a representação de: sorte, alegria e energia com ternura. Inclusive, eles acreditavam que as bolinhas da joaninha eram representações da Lua. Por isso esses povos batizaram de lunares as bolinhas dos tecidos conhecidos como poá. Além disso, eles faziam rituais onde mulheres pintavam suas roupas de bolinhas como representação das próprias joaninhas. Por isso, até hoje as bailarinas de Flamenco e as ciganas espanholas usam roupas com bolinhas.

Também existe uma lenda milenar cigana, onde uma cigana chamada, Joana, pede à Santa Sara Kali para se transformar em um animal. Assim ela vira uma joaninha. Mas quando a magia acaba, a moça volta a ser uma mulher, mas agora com vestido de bolinhas.

Dia 16 de maio de 2024, entrevistei numa live, Luíza Pinheiro, a menina que escreveu o livro chamado Joana, a Joaninha.

Logo me encantei com tudo, pois além de ser uma criança escrevendo, gosto muito da simbologia da joaninha.

Durante a entrevista, ela disse que se inspirou em uma colega de escola chamada, Joana, que ficou doente e precisou faltar uns dias.

Pois no livro, Joana é uma menina que se transforma numa joaninha e tem descobertas maravilhosas. Porém a personagem volta a ser menina, um dos motivos é que ela fica com saudades da escola.

Assim, essa história tem o poder de encantar tanto crianças quanto adultos.

Além disso, Luíza dá palestras nas escolas sobre esse livro, fato que merece todo o destaque.

Essa obra está à venda no site da editora Donizela:

https://www.donizela.com/

 

Luciana do Rocio Mallon

 

 

 

 






Luciana do Rocio Mallon

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário