sábado, 16 de fevereiro de 2019

Lenda do Álisso, a Flor Que Alisa o Cabelo e Que Foi Testado Por Mim Nos Anos 90


Lenda do Álisso, a Flor Que Alisa o Cabelo e Que Foi Testada Por Mim Nos Anos 90
Antes de eu fazer a minha primeira escova progressiva, em 2003, o meu cabelo natural era crespo. Mas, nos anos 90, para ir aos eventos como não existia chapinha no mercado, eu contava com o secador e uma ajuda de uma flor muito especial.
Em meados dos anos 90, eu estava indo para a faculdade de ônibus, quando de repente cometei com uma amiga:
- Bem que podia existir um alisante natural que não deixasse o cabelo crespo com aparência de vassoura piaçaba. Pois não consigo me adaptar com produtos como Henê Pelúcia e Alisa Tinge.
- Já pensou se existisse uma flor que domasse os fios crespos e ao mesmo tempo perfumasse as madeixas?
De repente, uma velhinha que estava sentada atrás disse:
- Existe uma flor que alisa o cabelo e deixa tudo perfumado. Mas você só pode usar a planta quando precisar ir a um evento. Ela não deve ser usada diariamente. Basta você ferver as pétalas da flor na água e deixar esfriar. Primeiro, lave o cabelo normalmente com xampu e condicionador. Depois passe a água da flor, deixe agir por três minutos e enxague.
Então exclamei:
- Qual é o nome dela?
A senhora respondeu:
- É Álisso!
Assim me espantei:
- A flor que alisa as madeixas se chama Álisso?
A anciã explicou:
- Ela também é conhecida como flor de mel e tem uma lenda:
- Num reino distante existia uma menina chamada Crespim, que vivia reclamando do seu cabelo armado. Por isto ela só usava o penteado rabo-de-cavalo.
Um dia ela desabafou no jardim:
- Seria bom se existisse uma planta que domasse e perfumasse os cabelos!
De repente, uma abelha, em cima de uma flor, disse:
- Esta flor de mel alisa os fios crespos. Basta você passar, o líquido das suas pétalas fervidas, depois que lavar suas madeixas normalmente. Porém você só pode usar esta fórmula quando for a algum evento importante, senão a flor perde o efeito.
Crespim seguiu os conselhos e apelidou a flor de Álisso porque alisou seus cabelos.
Após isto, comprei pétalas desta flor numa loja de produtos naturais. Antes de ir a uma festa, fiz o procedimento que a idosa ensinou e meus cabelos ficaram lisos, domados e perfumados durante uns três dias.
A partir daquele dia passei a usar esta fórmula quando precisava ir a algum evento importante. Pois nunca estragou as madeixas.
Luciana do Rocio Mallon








Nenhum comentário:

Postar um comentário