quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Lenda da Bailarina do Presépio

 



Lenda da Bailarina do Presépio

 

Quando eu era criança, na época de Natal, saia de Curitiba e costumava visitar minha vó, Lena, que morava no interior de Santa Catarina.

Naquela época, o lugar da casa dela de que eu mais gostava, depois do curral com os animais, era a sala onde havia o presépio.

Então, vi uma bailarina no presépio e perguntei a ela:

“- Vó, por que em todo presépio tradicional existe uma bailarina, se na época em que nasceu Jesus não existiam dançarinas com roupas de pastoras?”

Ela respondeu:

“- Aí é que você se engana. Pois existiu uma pastora dançarina perto da gruta onde nasceu Jesus. Mas ela se vestia com roupas mais cobertas, fechadas e compridas. Aliás existe a lenda da bailarina do Natal:

Em Belém existia uma menina muda que só conseguia se comunicar com gestos. Então, se aperfeiçoou na dança por conta própria. Num dia, quando ela estava pastoreando ovelhas, um anjo apareceu:

- No estábulo, em forma de gruta dessa vila, nascerá um menino chamado Jesus. Então sua missão será dançar alegremente para chamar visitantes até esse local. Toda a vez que você bailar, uma luz tomará conta do seu corpo e assim a sua pessoa, junto com a estrela-guia, guiarão as pessoas até a manjedoura do menino Jesus. Quando os três reis magos chegarem, se você realizar essa missão direitinho até lá, em troca, ganhará o dom da fala.

Dessa maneira, quando Jesus nasceu, na gruta, a pastorinha observou tudo e assim passou a dançar, toda iluminada, para guiar os visitantes com seu balé cósmico junto com a estrela-guia.

No dia 6 de janeiro, quando os três reis magos chegaram à manjedoura, no meio de sua dança, a pastorinha, que era muda, passou a cantar como um anjo. Pois cumpriu sua missão de maneira excelente e foi recompensada, por isso, como prometeu o anjo.

Aliás, na Bíblia, está escrito que devemos louvar a Deus com Danças.

Além disso, Santo Agostinho era um excelente bailarino.

Reza a lenda que o local que tem uma bailarina, no presépio, fica com o ambiente abençoado pela criatividade e prosperidade.”

Minha vó me contou isso em 1979, quando eu tinha cinco anos e sonhava em ser bailarina.

Logo depois, quando voltei para Curitiba, reparei mais nas bailarinas dos presépios. Então, percebi que no presépio da loja, Hermes Macedo, existiam dançarinas de todas as etnias. Mas a boneca que mais me chamava a atenção era a cigana, com seu cinturão de cordas e lenço de moedas na cabeça.

Também me lembro do presépio da Loja Prosdócimo, que tinha uma bailarina vestida de pastora. Ela tinha os olhos de vidro, olhava fixamente para a minha pessoa e parecia que me seguia. Desse jeito, o guarda da loja falou para mim:

“- Cuidado com essa bailarina, pois ela vira uma dançarina de verdade, depois da meia-noite e os olhos dela só mexem para crianças que serão bailarinos no futuro.”

Porém, fui aprender Dança somente trinta anos depois.

E você?

Tem uma bailarina no presépio?

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon #Natal #Natal2023 #lendasdenatal

 






#lucianadorociomallon #Natal #Natal2023 #lendasdenatal

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário