segunda-feira, 7 de abril de 2025

Lendas Sobre a Maionese, o Duque e a Deusa Maya

 

Lendas Sobre a Maionese, o Duque Richelieu e a Deusa Maya

 

A maionese tem várias lendas, leremos as duas principais:

1 – Lenda do Duque de Richelieu:

Reza a lenda que em 1756, o Duque de Richelieu depois da vitória francesa na cidade de Mahón, na Espanha, precisava fazer um prato para comemorar. Mas não tinha os ingredientes para o molho. Então, junto com seu cozinheiro, improvisou um molho com azeite e ovos que foi batizado de “mahonnaise” em homenagem ao local.

2 – Lenda da Deusa Maia:

Reza a lenda que na Antiguidade, por volta de uns 3000 anos antes de Cristo, existia uma deusa chamada Maya, protetora das flores, das mães e também da ilusão.

Ela usava um véu mágico que cobria o seu corpo.

Dizem que numa tarde de primavera, ela perdeu seus poderes do véu mágico e estava sendo perseguida por homens maus numa floresta. Porém no meio do bosque ela encontrou ovos e limão. Então a deusa abriu o azeite que carregava em sua bolsa. Assim, com esses ingredientes, fez um alimento e deixou no caminho ao Sol quente.

Os perseguidores viram a comida, comeram e faleceram porque tinha salmonela no alimento devido à exposição ao Sol quente.

Maya se sentiu livre, notou que seus poderes voltaram e fez novamente a comida, agora de uma forma saudável, para que ela mesma comesse. De repente, avistou uma família de mendigos e deu a comida para esses pobres. Porém, depois que eles comeram, uma chuva de moedas caiu do céu.

Então a deusa se revelou:

- Sou a deusa Maya, agora vocês estão ricos porque comeram o meu alimento sagrado e quem fizer essa minha receita no quinto mês do ano ficará rico também!

Após isso eles falaram:

- Maionese!

Diz o mito que assim surgiu a maionese, há 3000 anos antes de Cristo.

Por isso existe a simpatia que diz que se você comer maionese, com moedas embaixo do prato, no dia primeiro de maio, terá prosperidade.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon

#maionese

#maio2025

 

 

 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário