segunda-feira, 11 de março de 2024

Entrevista Com Doutora Marisa Marin Sobre Incontinência Urinária

 

Entrevista Com Doutora Marisa Marin Sobre Incontinência Urinária

 

1 - O que é incontinência urinaria? A incontinência urinária refere-se à incapacidade de controlar a liberação da urina, podendo manifestar-se por meio de perdas de urina em pequenas quantidades, mini jatos ou até mesmo pela perda total da urina sem controle.

2 - Por que 14 de março é dia internacional (eu sugiro mudar para: “dia nacional ou mundial... não encontrei terminologia internacional”) da incontinência urinaria? A Comissão de Educação aprovou, em 2022, o projeto de lei que institui a Semana Nacional para Prevenção e Tratamento da Incontinência Urinária e o Dia Nacional da Incontinência Urinária em 14 de março. O objetivo da data é trazer à tona esse assunto, informando o público sobre essa patologia, alertando para modos de identificar o problema, tratamentos apropriados e impactos negativos na qualidade de vida daqueles que sofrem com essa queixa. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Urologia, atinge 72% das mulheres no mundo, cerca de 35% das mulheres com mais de 40 anos e, após a menopausa, lidam com o problema; em idosas, pode chegar a 50%.

3 - Quais são os tipos de incontinência urinaria? (Inclui essa questão, achei pertinente) Temos três tipos de incontinência urinaria. Incontinência urinaria de esforço: a perda de urina acontece por algum estímulo físico, seja a tosse, gargalhada, carregar algo pesado, exercícios de impacto, entre outros. Incontinência urinaria de urgência: Quando há vontade súbita de urinar em meio as atividades do dia e acontece um escape antes de chegar ao banheiro. Incontinência urinaria mista: esforço + urgência, a paciente apresenta as duas queixas.

4 - Quais são as causas da incontinência urinaria? As causas são bem variadas, pode ser fraqueza muscular do assoalho pélvico, danos nos nervos devido a algum acidente ou cirurgia, obesidade, gestação, envelhecimento, é preciso avaliar cada individuo e entender o porquê isso está acontecendo de forma isolada.

5 - Como evitar a incontinência urinaria? Tenha sempre hábitos saudáveis: Mantenha um peso saudável para reduzir a pressão sobre a bexiga e os órgãos pélvicos. Evite praticar exercícios de maneira incorreta ou que sobrecarreguem o assoalho pélvico. Controle o impacto e faça sempre fortalecimento muscular. Treine os músculos do assoalho pélvico e, para compreender melhor isso, procure um fisioterapeuta pélvico. Além dos músculos do assoalho pélvico, faça musculação e treine os músculos glúteos, interno da coxa e abdominais, pois interferem na função do assoalho pélvico. Mantenha sempre uma boa postura e ativação abdominal, evitando pressão excessiva na região pélvica. Atenção às grávidas; busque a fisioterapia durante a gestação para controlar sua postura, lombar, dores no quadril, diástase abdominal e receber auxílio na prevenção de escapes de urina e hemorroidas. Se perceber algum escape de urina, mesmo que mínimo, durante a tosse, treinos, corrida ou levantamento de peso, procure a fisioterapia pélvica antes que o quadro se agrave. O tratamento na fase inicial pode resolver de maneira mais rápida e fácil; não deixe que a situação se agrave.

6 - Quais são os tratamentos contra a incontinência urinária? Depende do tipo e da causa para montar o melhor tratamento. Exercícios perineais podem auxiliar no controle de contração e relaxamento muscular, orientando sobre a melhor forma e os diferentes tipos de exercícios existentes para essa região e musculatura. Dentro dos exercícios, incluo o uso de laser, eletroestimulação e aparelhos que proporcionarão melhor percepção e firmeza para essa região íntima. Alguns medicamentos anticolinérgicos ajudam no controle da hiperatividade do músculo detrusor da bexiga. Em casos mais graves, é necessário realizar cirurgia para corrigir a anatomia do assoalho pélvico. Mesmo que se chegue a um caso cirúrgico, reforço a importância de realizar exercícios no assoalho pélvico, pois, caso contrário, a queixa tende a retornar. Pode demorar, mas é possível que retorne. É semelhante a um paciente que faz uma lipoaspiração para resolver a queixa de gordura localizada. No entanto, é essencial questionar: tratou a queixa? Compreendeu a causa? Tratou de uma forma que evitará a recidiva? Se não compreender a importância de uma reeducação alimentar, atividade física, a queixa tende a retornar. Por isso, faça um tratamento completo para tratar e resolver efetivamente o problema, seja ele qual for. Procure uma equipe multiprofissional.

7 - Quais são as redes sociais e como um paciente pode marcar uma consulta contigo? Instagram: @dramarisamarin Entre em contato via telefone ou whatsapp: 98524-1086, trabalhamos sempre com horário marcado, nosso local de atendimento é av doutor gastao Vidigal, 1132 CJ 210 B vila Leopoldina – SP.

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário