domingo, 20 de agosto de 2023

O Arquétipo da Penélope e Seus Significados

 O Arquétipo da Penélope e Seus Significados

Sou Luciana do Rocio Mallon, autora de livros de lendas e estudiosa de arquétipos.

Essa semana recebi as seguintes perguntas:

- Qual é o melhor arquétipo para a esposa permanecer fiel enquanto o marido trabalha em um país distante por anos a fio?

- Por que as mulheres têm atração pelas histórias onde o casal se conhece ainda na adolescência, o rapaz vai embora e volta 20 anos depois para a cidade da amada?

- Qual é o arquétipo ideal para a fidelidade feminina, principalmente, quando o marido é caminhoneiro?

Minhas respostas abaixo:

- O arquétipo ideal para estimular a fidelidade feminina, principalmente enquanto o marido trabalha, por anos em outro país, é a Penélope.

Aliás eu tive uma experiência maravilhosa com esse arquétipo num tempo em que sequer sabia quem era Penélope.

Na Mitologia Grega, Penélope era esposa de um guerreiro chamado, Ulisses, que passou mais de 20 anos lutando na guerra de Tróia.

Mesmo Ulisses sendo dado como morto e ela recebendo o título de viúva, a jovem não quis se casar com outro, apesar de possuir vários pretendentes por ser bonita e rica.

Naquela época, a pressão social para que uma viúva se cassasse novamente era grande. Então ela dizia à sociedade que só aceitaria outro companheiro depois que tecesse um tapete gigante por inteiro. Mas a dama tecia o tapete de dia, na frente de testemunhas. Porém desfazia o tapete à noite.

O esforço valeu à pena, pois depois de vinte anos Ulisses voltou para sua amada.

Agora, falarei sobre minha experiência com o arquétipo de Penélope:

Na minha infância não gostava quando as mulheres narravam contos infantis para mim. Pois no final as princesas sempre casavam com príncipes.

Por isso, contos de fada nunca me encantaram.

Porém, aos 5 anos de idade, assisti à novela e ao filme chamados, A Moreninha, baseados na obra o autor, Joaquim Manuel de Macedo, onde um casal se conhece quando ainda é criança e se reencontra na vida adulta.

A partir daquele momento, passei a sonhar com um amor assim. Mas eu ainda não tinha ouvido falar na história da Penélope.

Em 1989, quando eu fiz 15 anos de idade, precisei estudar numa escola no interior do Paraná onde os colegas faziam bulliyng comigo porque eu era obesa e masculinizada. Então, viviam falando para mim:

“- Você nunca vai se casar porque é muito feia!”

Dessa maneira eu sempre respondia:

- Posso até não casar, porém terei aqueles amores de novela, onde o rapaz conhece a moça na adolescência. Mas ele precisa se mudar de cidade e volta 20 anos depois para os braços da amada.

Eu falava isso várias vezes ao dia.

Em 1993, entrei na faculdade e nas aulas de Literatura Grega descobri o arquétipo da Penélope e amei a história dela.

Em 2002, conheci um moço num sarau presencial de poetas, dentro de um restaurante de um shopping, em Curitiba. Ele era a cara do Kurt Cobain do Nirvana e foi meu primeiro namorado. Desse jeito namoramos de 2002 a 2004, quando ele precisou voltar para sua cidade de origem.

Também lembro que em 2002, passava a novela, O Clone, da Glória Perez que falava sobre o reencontro de Jade e Lucas que foram namorados na adolescência.

Em 2016, o meu amado voltou para Curitiba, mas não quis falar comigo. Porém se reencontramos na metade de 2021 e dançamos até coreografias artísticas juntos. Porém no final de 2022 o destino nos separou de novo.

Tempos depois resolvi voltar a estudar arquétipos a fundo. Dessa maneira descobri que as mulheres têm fissura por esses romances onde o casal se conhece na adolescência, o rapaz vai embora para a cidade dele e depois de 20 anos, esse mesmo moço se reencontra com a amada por causa do arquétipo da Penélope.

Essa personagem surgiu há mais de 3000 anos antes de Cristo, assim está no inconsciente das pessoas de uma maneira forte. Por isso, esses contos de reencontros entre casais, depois de 20 anos, encantam tanto o universo feminino.

Penélope é símbolo de fidelidade do amor distante, porém que nem o tempo pode destruir.

Desse jeito, sugiro a todas as esposas que desejam manter a fidelidade que se espelhem na Penélope.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon #penélope #arquétipos #arquétipodepenélope

 

 

 

 

 























Nenhum comentário:

Postar um comentário