quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Entrevista com Escritora Maria Inês Bastos Silva

 

Entrevista com Escritora Maria Inês Bastos Silva

Como todos sabem, voltei a entrevistar artistas para minhas redes sociais. A entrevistada de hoje é a escritora Maria Inês Bastos Silva.

1 – Como e quando você descobriu que tinha vocação para escrever?

Eu percebi que tinha vocação para escrever aos catorze anos de idade, quando comprei um caderno universitário para escrever uma história e acabei preenchendo todas as folhas em menos de três dias.

2 – Como sua família reagiu ao saber que você gostaria de ser escritora?

Minha família gostou muito, mas realmente comecei a escrever uma década depois, e recebi bastante incentivo.

 

3 – Qual foi o primeiro texto que você escreveu na vida?

Meu primeiro texto foi mesmo na escola, nas aulas de redação. O diferencial deu-se mesmo na ocasião em que escrevi a história no caderno de cem folhas.

4 – Você se inspira em quais escritores?

Tenho uma lista grande de escritores de que gosto e que me inspiraram. Gosto muito do Machado de Assis, mas vou citar especificamente o J. C. Marinho Silva, que é um escritor infanto-juvenil, cujos livros marcaram tanto minha adolescência que, já adulta, tive vontade de relê-los novamente

5 – Quais gêneros gosta de escrever?

Eu escrevi um romance de ficção e escrevo poesias também. Já escrevi também alguns contos. Gosto de escrever qualquer coisa, na verdade

6 – Quais os nomes dos seus livros e quais assuntos eles abordam?

Como disse acima, escrevi um romance de ficção, já publicado. Chama-se Brilho de Netuno e tem como tema central a aventura de alunos adolescentes de uma escola municipal que participam de uma Olimpíada de Português e se envolvem em muitas confusões no desenrolar da história. Está retratado no livro um pouco do cotidiano dos alunos, suas aulas, seus dilemas, suas diferenças, a questão da amizade e inimizade. Também está inserido na história um contexto misterioso, que os alunos e outros personagens vão tentar resolver. Há também alguns personagens caricatos que colaboram para pincelar a trama com um pouco de humor. Tive a oportunidade de inserir o livro na grade extracurricular de duas escolas particulares de Taubaté, onde moro, e foi uma experiência muito gratificante. Recebi alguns pedidos de exemplares para presentear pessoas o que também me deixou muito feliz. Porém estou no começo de buscar o meu lugar ao sol como escritora e todo apoio é muito importante, como bem vindo.

7 – Onde busca inspirações para escrever?

Procuro estar em local tranquilo, ouvindo música baixinho, e foco no que quero ou preciso e deixo as ideias irem surgindo. Mas já tive inspiração em locais barulhentos, no meio da madrugada, durante um dia corrido, em que criar não era o foco. Mas é preciso estar atento e com a mente fluida, qualquer hora e local pode-se avistar algo útil, imaginar algo interessante que tenha serventia e sirva de inspiração.

8 – Qual é a sua formação acadêmica e como ela influencia a sua escrita?

Eu sou bacharel em Direito e o exercício da advocacia me ajudou muito no aprimoramento da escrita, pois tive que praticar muito na profissão.

9 – Além de escritora, você exerce outra profissão e em quais aspectos ela influencia a sua escrita?

Atualmente não estou exercendo atividades como advogada, ou alguma outra que requeira escrever, então busco escrever algo diferente pelo menos algumas vezes na semana.

10 – Quais os conselhos você dá aos jovens que sonham com a carreira de escritor?

Eu acredito que devemos sempre ir atrás dos nossos sonhos e se a pessoa gosta de escrever, deve ir atrás. Deve cuidar para aprimorar a escrita, buscando aprender mais sobre a nossa língua. Convém também ser um bom leitor e, nesse quesito, vale ler qualquer coisa, desde que bem escrita. Arriscar-se a escrever é importante, igualmente, só assim a pessoa ganha experiência. Sem começar não há evolução.

11- Onde e como as pessoas podem comprar seus livros?

Meu livro não está em livrarias, o interessado deve entrar em contato comigo pelo whatsapp no número (12) 98182-0510 que envio para qualquer lugar do Brasil. Deixo meu e-mail também: mariainesbs.esc@gmail.com Agradeço muito a oportunidade de participar desta entrevista, Luciana!

Perguntas elaboradas por Luciana do Rocio Mallon

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário