quarta-feira, 28 de julho de 2021

Como Surgiu Meu Interesse Pela Vesteterapia, Estudo Místico e Esotérico das Roupas

 

Como Surgiu Meu Interesse Pela Vesteterapia, Estudo Místico e Esotérico das Roupas

 

Estes dias, recebi as seguintes mensagens:

- Tia Lu, quando você descobriu seu interesse por Vesteterapia?

- Como a Vesteterapia surgiu na sua vida?

Minha resposta:

Desde criança, eu gostava de folhear as revistas de Moda. Então percebi que as modelos e artistas mudavam de expressões de acordo com as peças que vestiam.

Ao entrar na escola, aos seis anos de idade, notei que os comportamentos das mulheres comuns também mudavam de acordo com as roupas que usavam. Até a adolescência passei a observar isto cada vez mais. Inclusive, em revistas para jovens existiam testes psicológicos sobre as roupas que as meninas usavam e os comportamentos delas.

Em 1993, entrei para a faculdade de Letras e lá tinha uma matéria chamada Literatura Grega ministrada pela professora Maria Cominos. Numa aula ela citou que  Vesteterapia é o estudo do comportamento através das roupas, que surgiu entre os povos antigos há três mil anos antes de Cristo. A professora Maria Cominos disse que, na Grécia Antiga, havia um local destinado para as mulheres chamado Gineceu, onde elas estudavam e se dedicavam às Artes. Lá as mulheres descobriram que o comportamento de muitas pessoas variavam de acordo com as roupas que elas vestiam.

Na mesma faculdade, existiam aulas sobre origens das palavras, com o professor Antônio Sandamman, que sempre contava sobre as lendas dos nomes de algumas roupas. Inclusive ele ensinou que Vest vem da palavra em latim “vestire” que significa vestir-se. Já a palavra terapia vem do termo grego “thrapeia” que significa tratar.

Naquela mesma época, encontrei no pátio da universidade, uma costureira cubana chamada Rose que me explicou muito sobre Vesteterapia, pois a técnica era muito usada no país dela.

Em 1999, fui trabalhar em lojas de roupas. Então passei a anotar em cadernos como as peças do vestuário modificavam os temperamentos das clientes. Descrevia os tipos de roupas que elas vestiam ao entrar, na loja, e as vestes que elas compravam, tudo comparando com os comportamentos delas no dia e até mesmo em outras vezes em que elas apareciam. Passei 10 anos trabalhando em lojas de roupas e fazendo anotações sobre Vesteterapia.

Em 2002, conheci a escritora, Regina Bostulim, grande conhecedora de Esoterismo e que também gostava de conversar comigo sobre Vesteterapia.

Assim entrei para o mundo da Vesteterapia!

Portanto, leitora, fique ligada nas minhas redes porque estou sempre escrevendo sobre o assunto por lá.

Luciana do Rocio Mallon

#Vesteterapia #Moda



 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário