domingo, 6 de dezembro de 2020

Como Escolher um Curso de Escrita Criativa Sem Cair Em Fria

 

Como Escolher um Curso de Escrita Criativa Sem Cair Em Fria

Dias atrás, recebi as seguintes mensagens:

“- Tia Lu, você dá aulas gratuitas de Escrita Criativa tão bem. Mas gostaria de saber quais são as dicas que você dá para quem gostaria de fazer um curso assim e não tem a oportunidade de conhecer seu trabalho pessoalmente.”

“- Quero fazer um curso de Escrita Criativa presencial, com um famoso da Internet, quais os conselhos que você dá para não entrar em fria?”

Minha resposta:

- Primeiro, pesquise sobre o professor no Google e veja se a escrita dele agrada a sua pessoa. Pois se não agradar, nem vale a pena fazer o curso. Também observe se ele tem mais vídeos do que textos na Internet. Se ele tiver mais vídeos do que artigos escritos, descarte. Pois há muitos youtubers que pensam que são professores de Redação e os roteiros deles são escritos por outras pessoas.

- Em segundo, pesquise sobre a formação do instrutor porque ele precisa ter um destes cursos: Letras, Pedagogia, Teatro, Psicologia ou Magistério. Pois este professor precisa conhecer as figuras de linguagem e ter noções do comportamento humano. O instrutor precisa saber sobre: metalinguagem, onomatopeias, Intertextualidade, regionalismo e técnicas gerais de Redação.

Sim, a formação acadêmica do instrutor é importante.

Você faria uma cirurgia de órgãos com quem não fez Medicina?

Não, não é mesmo?!

Então, o ideal é fazer um curso de Escrita Criativa com quem é formado em Letras ou nos seguintes cursos: Teatro, Magistério, Pedagogia, ou, Psicologia.

- Outro detalhe importante: se o instrutor pedir pagamento inteiro adiantado, desconfie. Pois é normal a pessoa pedir uma quantia como garantia e não o preço inteiro antes. Consulte também referências sérias e sites como o “Reclame Aqui”. Também procure saber se além da Literatura, o professor exerce outra Arte como: Teatro, Dança, Música, Pintura, Escultura ou Artesanato. Pois as Artes estão interligadas entre si e quem possui criatividade pratica mais de uma atividade cultural.

- Por último, teste o instrutor. Antes de se matricular, marque uma entrevista e peça para que ele invente um conto ou poema falado, na hora, com o tema que você desejar. Pois é necessário que o palestrante tenha a criatividade de um repentista.

Afinal, se ele não for criativo e rápido nas ideias, como poderá ensinar Escrita Criativa a alguém?

Depois destas dicas, não há como entrar em fria.

Luciana do Rocio Mallon

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário