quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

A FUVEST, Fundação Universitária Para o Vestibular, escolheu obras de autoras mulheres para as listas dos vestibulares de 2026 até 2028

 

A FUVEST, Fundação Universitária Para o Vestibular, Escolheu Obras de Autoras Mulheres Para as Listas dos Vestibulares de 2026 até 2028

A representatividade das mulheres na escrita é importante. Durante muitos anos, as autoras foram silenciadas. Algumas precisaram até se vestir com roupas masculinas e adotar pseudônimos masculinos como é o caso de Amandine Aurore Dupin que adotou o pseudônimo de George Sand para ser levada à sério pela sociedade.

O patriarcado sempre impôs às mulheres as tarefas de cuidar da casa e dos filhos deixando de lado seus interesses intelectuais.

Mas felizmente isso vem mudando aos poucos desde o final do século dezenove. Porém as escritoras ainda têm muitos caminhos para percorrer. Portanto, ter autoras mulheres entre os livros obrigatórios já é um grande passo. Outro fator importante são os coletivos de escritoras, como: Coletivo Marianas e Mulherio das Letras.

Aliás as mulheres precisam ser destacadas não só como personagens e sim como autoras. Já que por muitos anos escritoras foram silenciadas.

Além de ler as obras com cuidado, o leitor também precisa pesquisar a biografia dessas escritoras e a época em que elas escreveram os textos para entender melhor os livros por completo.

Aliás, a lista de autoras é maravilhosa: Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Djaimilia Pereira de Almeida, Julia Lopes de Almeida, Lygia Fagundes Telles, Narcisa Amália, Nísia Floresta, Paulina Chiziane, Rachel de Queiroz e Sophia de Mello Breyner Andresen.

As escritoras geralmente passam mensagens sobre a realidade em que estão inseridas. Por exemplos: no livro, Memória de Martha, de Júlia Lopes de Almeida, além do conflito entre mãe e filha, o livro mostra a realidade dos cortiços do Rio de Janeiro no final do século dezenove.

As principais características, desses livros das autoras selecionadas pela FUVEST, são: a mostra da realidade da época em que essas mulheres viveram e os conflitos que as mulheres daquele tempo enfrentavam.

Então, vamos ler livros escrito por mulheres e debater sobre eles em todos os lugares possíveis.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon

#FUVEST

#literaturademulheres

#literaturafeminina

 

 


Um comentário:

  1. PARABÉNS LUCIANA MALON. Por toda produção já alcançada e, por teu esforço em promover o trabalho literário do universo feminino. FELIZ EM TER PARTICIPADO COM VOCÊ na obra : Plenitude na Envelhescência , uma realidade Possível. Onde sob a liderança e poder agregador da Corina se produziu uma obra de agradável leitura para mulheres preocupadas em ter uma vida útil, independentemente da idade cronológica.

    ResponderExcluir