sábado, 10 de fevereiro de 2024

O Estilo Coquete Conforme a Vesteterapia

 

O Estilo Coquette Conforme a Vesteterapia

 

Meu nome é Luciana do Rocio Mallon, sou especialista em Vesteterapia, estudo da personalidade através das roupas.

Esses dias recebi as seguintes perguntas:

- O que é o estilo coquete na Moda?

- Coquete não é um bolinho de carne?

- É verdade que o estilo coquete não admite saias curtas e muito menos short curto?

- Tem que ser jovem para usar o estilo coquete?

Minhas respostas abaixo:

- Coquete é um estilo que realça a delicadeza e a feminilidade de qualquer mulher, sem limite de idade, através das roupas.

Dias atrás, eu estava com uma roupa de apresentação de dança medieval e precisei sair com esse figurino na rua.

Então um carro buzinou e gritou:

- Coquete!

Assim fiquei contente, pois alguém percebeu o estilo que eu estava vestindo aquele dia.

Reza a lenda que a palavra, coquete, surgiu na França do século dezessete para designar uma mulher tímida que tenta conquistar alguém com requinte e delicadeza ao se vestir.

Como já foi dito acima, o estilo coquete ressalta e realça a feminilidade da mulher em qualquer idade. Pois usa roupas dos séculos passados harmonizadas com peças contemporâneas.

Para alguns especialistas em moda esse estilo é visto como um progresso do balletcore adicionados aos elementos rococó de Maria Antonieta.

Mas, atenção: o estilo coquete não admite saias muito curtas e muitos menos short curto.

No estilo coquete, a saia precisa estar pelo menos um dedo abaixo do joelho ou ser midi ou ser longa mesmo.

Agora, short nem pensar!

Por favor, não confundam coquete com piriguete!

As coquetes podem usar todas as cores, porém a predominância é de: branco, bege e rosa em todas as suas nuances.

Aliás uma coquete de verdade nunca é vulgar.

Elementos do estilo coquete:

- Rendas.

- Babados.

- Bordados.

- Laços.

- Fitas.

Peças do estilo coquete:

- Anágua comprida do século dezenove usada como saia nos dias atuais.

- Blusa com maga estilo princesa ou godê.

- Saia comprida e godê com nesgas.

- Sapato de verniz estilo colegial.

- Tiaras com laços e desenhos.

- Aventais com babados estilo Alice no País das Maravilhas.

- Espartilhos usados por cima da roupa.

- Vestido Boho.

- Saia Três Marias.

- Brincos de pérolas.

- Xales.

- Leques.

- Meias-soquetes.

Análise de algumas peças estilo coquete pela Vesteterapia:

1 - Vestido Boho: Reza a lenda, que em 1970, num bairro chamado Boho em Londres, existia uma costureira que gostava da moda da Belle Epoque pertencente ao período que foi de 1890 à 1919.

Então vendo fotos da sua bisavó, ela resolveu fazer uma adaptação daqueles vestidos para o estilo hippie dos anos 70 e fez sucesso.

Todo o vestido Boho que se preze precisa ter: rendas, bordados e babados.

A mulher que escolhe um vestido Boho é romântica, meiga e suave. Mas sabe lutar quando tem um objetivo. Ela respeita os mais velhos e a história de época de cada pessoa.

2 – Anágua do século dezenove que é usada como saia nos dias atuais: a mulher que escolhe essa peça gosta de trabalhar e lutar pelos seus ideais, principalmente, pela independência financeira já que suas antepassadas, dos séculos anteriores, não tiveram essa oportunidade. Ao usar uma anágua longa como saia, ela está horando as antepassadas, mas sem deixar de ser feminina e sonhadora.

3 – Vestido Três Marias: essa peça comprida possui três repartições e franjizinhos no comprimento. Reza a lenda que Na Idade Média, numa vila, existiam três irmãs: Maria Aurea que usava saia amarela, Maria Rosa que vestia saia rosa e Maria Violeta que utilizava saia Violeta. Elas tinham um irmão mais velho chamado Ricardo que cuidava sozinho da sua filha Mariana.

Num dia de inverno, um vírus invadiu o lugar e as três Marias faleceram e foram enterradas com seus vestidos que todos diziam ter poderes mágicos. Porém Ricardo e a filha sobreviveram.

Algum tempo depois a aldeia foi invadida por bárbaros que mataram Ricardo e algumas pessoas do lugar. Eles rasgaram as roupas de Mariana que fugiu para floresta. A garota andou pelo bosque por algum tempo até que encontrou uma fada:

- Voltarei para a vila com você. Pois a invasão já acabou e você precisa de uma roupa nova porque está quase desnuda.

Mariana voltou com a nova amiga para a aldeia que estava destruída. Assim a fada desenterrou os corpos das três Marias e disse:

- Confeccionarei um vestido com três repartições e franjizinhos no comprimento, ou seja, terá três babados um de cada cor de cada Maria. Toda a mulher que usar um modelo parecido terá poderes mágicos e essa peça se chamará vestido três Marias.

A fada costurou a roupa, rapidamente, e quando Mariana colocou a peça no seu corpo, a vila inteira voltou ao seu estado normal.

Segundo a Vesteterapia, a mulher quando coloca o vestido três Marias, consegue destacar suas melhores três qualidades.

4 – Espartilhos usados por cima da roupa: místicos dizem que um espartilho colocado por cima de um traje traz proteção espiritual para a mulher. Pois tem o mesmo efeito de quando ela tapa o umbigo. Esse método esotérico existe desde a Antiguidade, quando o espartilho foi inventado. Pois ele não significa submissão como muita gente ignorante pensa e, sim, proteção espiritual.

5 – Blusa com manga estilo princesa: para o Esoterismo essa peça tem o poder de descarregar o peso dos ombros de uma mulher.

6 – Saia comprida e godê com nesgas: toda a saia longa tem o poder de aproximar a mulher com a força da Terra e das bênçãos das antepassadas. Quando a saia é comprida e vem com nesgas, a intuição da mulher aflora.

7 – Brincos de pérolas: mesmo que as pérolas não sejam verdadeiras, elas simbolizam a Lua cheia e tornam a dama mais criativa, porém com aparência de frágil e delicada. Mas, nesse caso, é só a aparência mesmo.

8 – Aventais com babados: místicos dizem que também oferecem proteção espiritual para a mulher.

9 – Xale: representa a Sagrada Família e as antepassadas das mulheres.

10 – Laço de fita: o Esoterismo diz que um laço nos cabelos ou nas roupas de uma moça possui o poder de amarrar os problemas dentro do nó e assim proteger a sua dona.

11 – Sapato de verniz ou vinil: o Misticismo diz que calçar verniz, nos pés, afasta os inimigos e ajuda a andar pelos caminhos corretos.

12 – Leque: na Idade Média, os jovens usavam a linguagem do leque, onde cada posição dele significava uma frase diferente. A dama que usa leque fica mais intuitiva e consegue se expressar de diversas maneiras.

13 – Meias-soquetes: protegem os pés como se dessem asas espirituais para eles.

O estilo coquete estará em alta em 2024 e 2025.

Luciana do Rocio Mallon

#vesteterapia #Moda #moda2024 #conquete #coquette #moda2025

 

 

 

 

 

 

 





 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário