sábado, 11 de janeiro de 2025

Lenda da Flor-da-Imperatriz

 

Lenda da Flor-da-Imperatriz

Meu nome é Luciana do Rocio Mallon e sou pesquisadora de lendas.

Esses dias recebi as seguintes mensagens:

“- A flor-da-imperatriz que aparece na novela, Garota do Momento, existe de verdade?”

“- Por que a flor-da-imperatriz tem esse nome?”

“- A flor-da-imperatriz tem alguma lenda?”

Minhas repostas abaixo:

- A flor-da-imperatriz existe. Mas procurei em livros e também no Google sobre a origem do nome dela. Porém não encontrei nenhuma explicação.

Mas tive a hora de conversar com dona, Maria Silva, de 98 anos que morou, em Petrópolis, na sua infância e ela contou a seguinte história para mim:

No século dezenove, dom Pedro e a imperatriz moravam no Rio de Janeiro e gostavam de subir a serra.

Reza a lenda que na primeira vez que o casal imperial subiu a serra, a imperatriz se encantou com uma flor e pediu para que parassem com a carruagem para pegar várias mudas.

Então ela passou a decorar todos os lugares com essa flor. Por isso, as pessoas batizaram a planta de flor-da-imperatriz.

Em 16 de março de 1843, dom Pedro II assinou o decreto para a criação de um local chamado Petrópolis na serra. Aliás, a palavra Petrópolis significa: a cidade de Pedro. Depois ele construiu um palácio de veraneio lá.

Mas, diz o mito que a imperatriz continuava decorando todos os lugares com sua flor favorita. Reza a lenda que ela sempre falava:

“- Quando eu morrer quero minhas flores preferidas no velório e desejo que as pessoas continuem colocando essas mesmas flores no meu mausoléu.”

Essa monarca foi enterrada no mausoléu imperial na Basílica de São Pedro de Alcântara em Petrópolis.

Dona Maria Oliveira disse que quando era criança foi à catedral de São Pedro. Na entrada do templo, viu uma mulher com roupas do século dezenove que disse:

“- Gostaria de ganhar uma flor-da-imperatriz.”

Porém, após essas palavras, a menina viu a moça desaparecendo lentamente.

Maria Oliveira diz que a moça que viu se parecia realmente com a imperatriz das fotos dos livros de História. Por isso, a garota depois trouxe um buquê de flor–da-imperatriz para o mausoléu imperial.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon

#flordaimperatriz

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário