segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Lendas das Sapatilhas de Bronze do Túmulo da Bailarina

 

Lendas das Sapatilhas de Bronze do Túmulo da Bailarina

Esses causos foram contados por dona Nina e ela pediu para que eu escrevesse na Internet, porém com os nomes trocados e sem revelar a cidade. Então troquei os nomes dos personagens e não citei o local. As lendas são essas abaixo:

1 - O Túmulo da Bailarina Com Sapatilhas de Bronze:

Nos anos 70, uma jovem que era bailarina e professora de Dança faleceu. Então no seu enterro ela foi sepultada com roupa de bailarina. Uma semana depois, sua mãe mandou banhar em bronze seu par de sapatilhas e colocou esse objeto em cima do seu túmulo. Porém muitas pessoas passaram a afirmar que as sapatilhas eram realmente de bronze.

Quinze dias depois, a família de Carolina, de sete anos de idade, foi sepultar um conhecido e essa menina passou em frente ao túmulo da bailarina. Mas parou em frente e exclamou:

- Nossa!

- Um túmulo de bailarina!

- Meu sonho é aprender Balé, mas minha família não tem dinheiro para pagar o curso.

De repente, surgiu uma voz que veio atrás da menina:

- Eu posso ensinar você de graça!

A garota olhou para trás e avistou uma jovem bailarina. Assim falou:

- Sério?

- Onde?

A dançarina respondeu:

- Aqui mesmo!

- Pois aqui é minha morada agora.

- Venha todas às quintas depois do seu horário escolar, que ensinarei Balé de graça para você.

Carolina vibrou:

- Excelente!

- Pois moro a uma quadra daqui.

Então todas as quintas, Carolina ia até o cemitério para ter aulas gratuitas em frente ao túmulo da bailarina.

Porém um ano depois, a vó de Carolina queria saber onde a neta ia todas às quintas, então seguiu a pequena. Então viu a neta falando sozinha e fazendo gestos de balé em frente a um túmulo que tinha sapatilhas de bronze.

A idosa achou toda aquela situação um absurdo. Por isso decidiu mudar de bairro junto com Carolina. Porém no novo bairro existia uma academia de Balé, onde tinha a seguinte placa:

- Faça o teste de Dança para ganhar uma bolsa de estudos.

Carolina pediu para participar dos testes. A avó levou a menina para esses testes e ficou impressionada com a dança da garota e com o resultado da aprovação da neta que acabou ganhando a bolsa de estudos. Assim a idosa perguntou:

- Onde você aprendeu a dançar tão bem assim?

A neta respondeu:

- A bailarina do cemitério me ensinou.

2 – O Roubo das Sapatilhas de Bronze do Túmulo da Bailarina:

Algum tempo depois do causo da Carolina, que aprendeu Balé com o espírito da bailarina, um ladrão roubou as sapatilhas de bronze, de madrugada e tentou fugir num carro Fiat. Porém, surgiu uma bailarina na sua frente e para desviar da moça, ele acabou batendo o carro num poste. Assim o bandido foi levado à delegacia onde confessou tudo isso. Então muitas pessoas passaram a falar que foi o espírito da bailarina que provocou o acidente com o marginal. Mesmo assim, alguns meses depois da tentativa de roubo, a família da jovem recolocou as sapatilhas de bronze no túmulo e até hoje elas estão lá.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon

#lendasurbanas

#lendaurbana

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário