segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Lendas Sobre o Mês de Agosto

 

Lendas Sobre o Mês de Agosto

 

Agosto tem esse nome porque seu idealizador foi o imperador romano César Augusto.

Esse imperador tinha fama de recorrer à magia e à bruxaria para manter o poder e a riqueza

Reza a lenda que quando ele criou o mês de agosto, fez rituais com ajuda de bruxas, para que um portal místico se abrisse durante esse mês e se fechasse só em setembro. Em troca, ele prometeu às feiticeiras, que as bruxas presas seriam soltas somente nesse mês e, desse jeito, elas teriam o direito de provocar acidentes fatais como sacrifícios. Porém, seriam capturadas novamente em setembro. Assim é dessa lenda que veio a famosa expressão: “A bruxa fica solta no mês de agosto.”

Dizem que é por isso que em todo o mês de agosto acontecem tragédias e problemas climáticos.

É dessa mesma época que vem a superstição de que não se deve cortar o cabelo no mês de agosto. Pois segundo a lenda, nesse mês, as bruxas roubam cabelos para fazer feitiços e por isso eles possuem o risco de não crescer mais.

O imperador Augusto era tão invejoso que decretou que o mês de agosto deveria ter 31 dias igual ao mês de julho, em homenagem ao imperador, Júlio, tinha.

Na Europa, agosto se tornou o principal mês da colheita onde se faziam diversos rituais místicos para garantir abundância.

Na Idade Antiga, na Península Ibérica, os navios saíam em expedição no mês de agosto e também muitas batalhas aconteciam nesse mesmo mês.

Por isso, desde aquele tempo, muitas mulheres não casavam no mês de agosto porque corriam o risco de viuvez. Pois muitos homens morriam em batalhas e expedições.

Desde aquela época, agosto sempre foi um mês de mudanças climáticas fortes que sempre traziam tragédias.

Agosto também é considerado o mês de cachorro louco porque é o período em que mais se transmite uma doença chamada raiva. Aliás, quando os cães estão com essa doença, eles espumam pela boca.

Fatos históricos ruins que aconteceram em agosto:

- Bomba de Hiroshima.

- Construção do Muro de Berlim.

- Morte de Getúlio Vargas.

- Morte de Juscelino.

- Acidente aéreo recente no interior de São Paulo.

- Morte de Delfim Neto.

Realmente, há pesquisas científicas que mostram que agosto é o mês onde acontecem mais acidentes.

Além disso, nesse mês, o Sol está em leão, que fica mais visível à noite e às vezes essa constelação pode ser confundida com um dragão.

Infelizmente, em agosto muitas pessoas com péssimas intenções procuram gatos pretos para adotar. Pois existem seitas cruéis que sacrificam esses animais em rituais.

Portanto, cuidado ao doar um gato preto em agosto.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon

#agosto

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário