terça-feira, 4 de outubro de 2022

Lenda da Cigana do Mantón

 

Lenda da Cigana do Mantón

Na Idade Antiga havia uma cigana chamada Kika que não conseguia ter filhos. Numa manhã, ela desceu de sua caravana, que parou numa floresta e fez a seguinte oração:

- Santa Sara, preciso ter um bebê!

- Por isso ofereço meu xale!

A caravana continuou viagem. Porém alguns dias depois, Kika desceu da carroça e foi passear num bosque quando, de repente, escutou o choro de uma criança atrás de um arbusto.

Assim, ela foi até o local e viu um mantón, uma espécie de xale gigante, onde algo se mexia. Ao mexer na peça, viu que havia uma menina, ainda neném, abandonada.

A cigana batizou a menina de Mantón, que cresceu com graciosidade.

Quando Mantón completou 12 anos, Kika deu o xale grande que foi encontrado com essa garota.

Naquele mesmo ano, a caravana estava na estrada. Quando, de repente, bárbaros tentaram atacar os ciganos.

Porém, Mantón desceu da carroça, abanou seu xale na frente e disse:

- Olé, touros!

 Assim, se transformou num toureiro que espalhou flechas que caíram nos inimigos. Depois Mantón pegou o xale e transpassou o tecido por baixo da axila. Assim virou uma bailarina espanhola que comemorou a vitória.

Dizem que na Dança Cigana Artística há um passo, onde a dançarina usa o xale, que é chamado de: “Xale Encantado do Toureiro Que Vira Espanhola". Esse passo funciona assim:

A dançarina pega o xale e balança na frente como se fosse um toureiro. Mas depois de três balançadas, ela passa o xale por baixo da axila até o pano chegar inteiro nas suas costas e ela comece a dançar como uma bailarina espanhola.

Na Vesteterapia, terapia através das roupas, o xale grande representa a divina trindade, a Sagrada Família e o respeito aos antepassados.

Luciana do Rocio Mallon

#lendas #lendasciganas #dançaciganaartistica #xale #vesteterapia

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário