sexta-feira, 20 de maio de 2016

A Importância de Oferecer o Toalete aos Clientes

A Importância de Oferecer o Toalete aos Clientes
Quando eu era pequena, minha avó sempre dizia:
- Nunca compre nas lojas que não oferecem banheiros aos seus clientes. Normalmente, elas colocam falsas placas de “interditado”, ou, mandam as funcionárias mentirem que o toalete está estragado. Afinal, quando um comerciante se importa com os seus clientes e com suas vendas, ele deixa a freguesia usar o banheiro.
Então, com o passar dos anos, percebi que minha vó tinha razão. Tanto que, anos depois, nas redes sociais houve um movimento chamado: “Não Compro Em Loja Que Não Empresta o Banheiro Para os Clientes.”
Na juventude fui trabalhar no comércio. Em uma das lojas, primeiro, a gerente deixava os fregueses usarem o banheiro. Depois ela achou que os clientes faziam muita sujeira e restringiu o uso do toalete somente para os funcionários. Mas, reparei que após isto as vendas caíram bruscamente. Pois alguns fregueses que entravam no estabelecimento somente para suas necessidades fisiológicas, acabavam se encantando com alguma peça da loja e realizando uma compra. Alguns meses depois, em uma reunião, comentei sobre o fato com as chefes, que resolveram voltar a ceder o toalete aos clientes. Também palpitei que para manter o banheiro limpo não era necessário gastar uma fortuna em material de limpeza chique. Pois água sanitária e álcool já seriam o suficiente, desde que o local fosse limpo pela manhã e, também, pela tarde. Resultado: as vendas aumentaram.
Portanto, empreendedora: se você tem uma empresa, ou, uma loja, deixe que seu freguês utilize o toalete. Pois com isto você está valorizando o seu cliente, e, aumentando as vendas.
Luciana do Rocio Mallon



Nenhum comentário:

Postar um comentário