domingo, 1 de novembro de 2015

Erros de Apropriação Cultural Mais Comuns em Redes Sociais

Erros de Apropriação Cultural Mais Comuns em Redes Sociais

Apropriação cultural é o uso de algumas características específicas de uma cultura por um grupo cultural diferente.
Nas redes sociais, isto anda cada vez mais gritante. Houve o caso de uma instrutora de Arte Indígena, de pele branca, que dava aula deste tipo de artesanato para suas alunas que, também, tinham pele clara. Então ela postou numa rede social suas alunas junto com o trabalho de arte delas. Mas na legenda cometeu um erro gravíssimo. Pois escreveu: “Minhas Indias”, sendo que nenhuma estudante era indígena pura. Logo, uma moça, de etnia indígena pura ficou chateada e, com razão, pois a professora de Artes cometeu o erro de apropriação cultural ao escrever que suas estudantes eram índias.
Quando surgiu a novela Caminho das Indias, pela primeira vez, houve uma explosão de aulas de balé indiano em várias academias. Então uma instrutora desta modalidade de dança, tirou foto de seu grupo de bailarinas e escreveu na legenda embaixo: “ Gatas Indianas”. Assim uma jovem de nacionalidade indiana, que mora no Brasil, reclamou porque houve apropriação cultural. Afinal nenhuma daquelas bailarinas nasceu na India.
Não há nada que impeça alguém de estudar as artes de outras culturas. Porém, devemos respeita-las e classificar as coisas como, realmente, são. Pois é errado chamar uma brasileira de indiana, por exemplo.
Luciana do Rocio Mallon



Nenhum comentário:

Postar um comentário