sábado, 29 de junho de 2024

Simpatias Para o Dia de São Pedro

 Simpatias Para o Dia de São Pedro

 

São Pedro tem as chaves do céu e por isso possui também o poder de abrir portas, como aquisição da casa própria ou um emprego novo, para seus fiéis. Ele também orienta os jovens em suas novas profissões. Além de proteger os pescadores, pois também exerceu esse ofício.

 1 – Para Conseguir Emprego ou Casa Própria:

No dia 29 de junho, leve a chave da sua casa e sua carteira de trabalho, numa igreja de São Pedro. Depois se ajoelhe em frente à imagem do santo e diga mostrando a chave ou a carteira de trabalho:

“ – São Pedro que tem as chaves do céu, por favor, consiga as chaves da casa própria para mim.”

“– São Pedro que tem as chaves do céu, por favor, me ajude a conseguir um novo emprego”

Após isso, peça ao padre para abençoar a chave ou a carteira de trabalho.

 2 - Para a Criança Descobrir o Que Deseja Ser Quando Crescer:

Essa simpatia deve ser feita na noite do dia 28 de junho para o dia 29 ou do dia 29 de junho para o dia 30.

Você precisará do seguinte material:

1 – Folhas de sulfite ou papel A4 em branco.

2 – Caneta preta ou azul, de preferência, BIC.

3 – Tesoura escolar.

4 – Bacia virgem ou balde nunca usado.

5 – Água.

Pegue o papel e escreva as profissões que você gostaria de exercer no futuro. Então corte, em tiras, cada profissão e depois dobre, com capricho, cada uma. Após isso, pegue a bacia ou o balde, coloque água e depois os papéis dobrados. No dia seguinte os papéis que estiverem abertos corresponderão as suas profissões no futuro.

Já fez alguma simpatia ou oração a São Pedro?

Então, por favor, escreva na parte de comentários.

Luciana do Rocio Mallon

#29dejunho

#lucianadorociomallon

#SãoPedro

 

 


 

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Entrevista Com a Empreendedora, Ana Carina, da Empresa de Sapatos Not-Me

 Entrevista Com a Empreendedora, Ana Carina, da Empresa de Sapatos Not-Me

 

Sou Luciana do Rocio Mallon e hoje levarei você ao universo mágico dos calçados.

Um par de sapato é muito mais do que um calçado que protege os pés, pois sapatos são elementos que trabalham com a nossa memória afetiva.

- O que seria da Cinderella, se não perdesse o sapatinho de cristal na escadaria do baile no castelo?

- O que seria da Dorothy, do Mágico de Oz, se não estivesse com seus sapatos vermelhos da cor rubi?

Arqueólogos e historiadores afirmaram que o sapato surgiu ainda na Pré-História, quando os homens das cavernas sentiram a necessidade de proteger seus pés.

Então os primeiros calçados foram feitos de couro de animais e madeira através de costuras rústicas.

Reza a lenda que, ainda na Pré-história, uma mulher salvou uma vaquinha que estava indo para o brejo. Mas o animal notou que os pés daquela senhora estavam muito calejados e disse:

- Quando eu morrer, virarei peças para proteger seus pés.

Numa noite, a vaca faleceu idosa e sua dona chorou muito.

No dia seguinte, a senhora notou que estava calçando peças feitas do couro da vaquinha e assim surgiram os primeiros calçados.

Após essa lenda, milênios se passaram e o rei mais famoso por criar sapatos foi Luís XV, pois ele inventou o calçado que leva seu nome, além de outros sapatos que não possuem a mesma fama.

A ideia original de transformar junho no mês dos sapatos foi de Imelda Marcos, uma modelo que foi casada com o ex-presidente das Filipinas, Ferdinando Marcos.

Reza a lenda que ela amava tanto calçados que tinha mais de 3000 pares deles.

Abaixo, entrevistei a empreendedora, Ana Carina, da Empresa de Calçados Not-Me

1 – Quando e como descobriu que tinha vocação para o empreendedorismo? Eu sempre fui empreendedora. Morávamos no interior e toda oportunidade que eu tinha de fazer um dinheirinho eu aproveitava. Cresci, trabalhei cedo, e em todos, todos os meus empregos eu sempre trabalhei como se fosse pra mim, sempre entregando meu melhor, e sempre mesmo trabalhando CLT, sempre fazia um extra vendendo alguma coisa, roupas, joias, maquiagem…sempre gostei de vender.

2 – Por que escolheu o ramo de calçados? Meu Primeiro emprego foi numa loja de calçados e eu amava o que eu fazia e fazia muito bem. Quando pensei em abrir meu próprio negócio, não pensava em outra área.

3 – Antes de ser empreendedora, qual era seu ramo de atuação? Eu me formei em Contabilidade e entrei para a área bancária, onde atuei por 9 anos como executiva.

4 – Por que escolheu o nome Not-Me? Not-me vem de um trocadilho que se refere a “Me Note”.

 5 – Quais tipos de calçados você fabrica e vende? Nós focamos em Moda feminina. Sempre bem presente em tendências e lançamentos do mercado, trazendo a proposta de um calçado de qualidade, de produção local e com preço acessível.

6 – Quais os modelos de calçados que estarão na moda em 2024 e 2025? Em 2024 nós vimos o retorno das Botas Biker, as texanas ainda permaneceram com força e vimos entrar com tudo os tons cherry e os terrosos em marrom. Para 2025, temos grandes tendências em destaque como os slingbacks, tanto no salto alto quanto no salto baixo, sobretudo os saltos kitten Hills, que são aqueles saltinhos bem baixinhos. As sapatilhas permanecem ainda com mais força, destaque para as bico fino e também as de bico mais redondo, no estilo bailarina, com telas. As Birkens já são uma tendência consolidada há mais de 3 anos e mais uma vez, vai estar presente nesse verão, predominando numa linha mais confy e esportiva. Gladiadoras também voltam, com pegadas modernas e atuais. Sapatos com releitura masculina, como Oxfords, mocassins e até plataformas, voltam repaginadas, e pra fechar, os tênis, que já vieram ganhando força desde o retorno do modelo Samba, mas que agora mais que nunca se consolida em mais modelos com pegadas esportivas, compondo looks que vão desde a alfaiataria, com identidade e conforto.

7 – Como o consumidor deve fazer para conhecer seus produtos? Hoje nós vendemos através do nosso site, www.not-me.com.br e estamos presentes também nos marketplaces Zattini, Netshoes, Magalu, SHEIN, Americanas, Shopee e Amazon. Também recentemente nós abrimos nosso programa de afiliados.

8 – Coloque as redes sociais de sua empresa e telefones. @notmeshoes tiktok: @notmeshoes Para vendas WhatsApp: 47988239129

9 – Quais as dicas você dá para os jovens que sonham empreender no ramo de calçados? Procurar um nicho específico, estudar muito seu público alvo e estar sempre atento ao mercado.

10 – Deixe uma mensagem para nosso leitores. Empreender é extremamente desafiador. Se o nosso coração não estiver realmente alinhado com o nosso foco, vai ser muito difícil encarar os obstáculos com bons olhos. Por isso, temos que ter muito amor pelo que fazemos e muito foco.

Perguntas feitas por: Luciana do Rocio Mallon

 

 





segunda-feira, 17 de junho de 2024

Boiadeira, o Figurino da Moda nas Festas Juninas de 2024

 

Boiadeira, o Figurino da Moda nas Festas Juninas de 2024

 

Um figurino que vem se destacando nas festas juninas das escolas e das paróquias é o traje de boiadeira.

Essa veste é inspirada nas cantoras de Sertanejo Universitário, principalmente, na Ana Castela que deu um significado poético a essa roupa.

A loja, Maria Joaquina, tem maravilhosos trajes de boiadeira para sua filha:

https://www.instagram.com/mariajoaquina_modainfantil/

https://www.facebook.com/mariajoaquinainfantil

Texto escrito por: Luciana do Rocio Mallon

 


sábado, 15 de junho de 2024

Lenda da Tradição de Pular Fogueira de São João

 

Lenda da Tradição de Pular Fogueira de São João

 

Desde a Idade Média existe a brincadeira de pular a fogueira na Festa de São João.

Mas você sabe a origem dela?

Na Idade Antiga já existiam rituais onde as pessoas pulavam fogueiras, andavam sobre suas brasas e depois faziam pedidos aos deuses.

Naquela época, pular fogueira significava superar os obstáculos e andar sobre as brasas era uma atitude de humildade com pedido de perdão.

Reza a lenda que Maria, gestante de Jesus e Isabel, grávida de João, eram primas. Então como as duas ficaram gestantes quase na mesma época, Izabel ficou de avisar, com uma fogueira, quando tivesse seu filho. Então como ela deu à luz antes de sua prima, fez uma fogueira para avisar Maria, que assim veio visita-la.

Mas, naquele momento quando as duas estavam juntas, apareceu um gato machucado que pulou a fogueira e se transformou num anjo.

Dessa maneira, surgiu a tradição de pular a fogueira no aniversário de São João.

E você?

Já teve alguma experiência sobrenatural quando pulou a fogueira de São João?

Luciana do Rocio Mallon

 

 


quinta-feira, 13 de junho de 2024

Tudo o Que Vocês Queriam Saber Sobre RAP Cigano

 

Tudo o Que Vocês Queriam Saber Sobre RAP Cigano

 

Meu nome é Luciana do Rocio Mallon e sou professora de Literatura.

Hoje, recebi as seguintes perguntas:

“- Acontecerá um evento em Curitiba, no final de junho, onde darão palestras sobre o RAP afro e o RAP indígena, mas se esqueceram do RAP cigano, por favor, poderia escrever um artigo curto sobre ele?”

“- Existe RAP cigano e como ele se manifesta?”

Minha resposta abaixo:

- Sim, existe RAP cigano e, realmente, é lamentável que deixem de falar sobre ele num evento tão importante.

Há milênios, os ciganos saíram da India e se espalharam pelo mundo.

Como nômades, em todo o local onde armavam acampamento, pesquisavam sobre a Cultura do lugar, as frases essenciais do idioma e palavras poéticas para realizarem poemas orais através de frases encantadoras com um estilo parecido com o dos repentistas.

Então era comum ciganos realizarem batalha de rima, entre eles, aos sons dos violinos e violões.

Hoje, existe um gênero musical conhecido como RAP cigano. Porém, infelizmente, ele é pouco divulgado no mundo inteiro.

No RAP cigano existe a batalha de rima, geralmente, em Espanhol. Mas o diferencial é que, ao fundo, os sons são de: violino, violão, cajón, castanholas e palmas. Esse tipo de Arte existe bastante na Espanha e nos países de colonização hispânica. Mas, infelizmente, a mídia não tem interesse em divulgar.

Para falar mais sobre isso, antes preciso explicar sobre a origem do RAP.

 No começo do século vinte, nos Estados Unidos, alguns ciganos se fixaram naquele país. Mas, por causa do preconceito, se uniram em guetos junto com os negros e hispânicos.

O RAP, gênero musical que une Ritmo e Poesia muitas vezes de improviso, surgiu na Jamaica durante a década de 60. Naquele tempo muitos jamaicanos vieram morar nos Estados Unidos e levaram a cultura deles junto para lá.

 Então os negros, os hispânicos e ciganos deram um novo brilho ao RAP.

No Brasil há muitos descendentes de ciganos, que já no Brasil-Colônia, tiveram que adotar sobrenomes em Língua Portuguesa como forma de fugir da Inquisição.

Os principais sobrenomes que os ciganos adotaram no Brasil são: Silva, Santos, Arruda, Ferreira, Ribeiro, Pereira, Rosa, Cruz, Viana, Vargas, Santana, Lopes, Franco, Estrela, Lima e Cruz.

Essas famílias ciganas se espalharam pelo Brasil e principalmente pelo local que hoje, em dia, pertence ao ABC paulista. Lá fixaram suas residências.

No início dos anos 80, o RAP surgiu no Brasil, principalmente, no próprio ABC paulista.

Lá jovens operários, muitos deles descendentes de negros e ciganos, nas horas dos intervalos faziam rimas de improviso como forma de Arte.

O professor, Pedro Oliveira, afirmou que um dos primeiros rappers brasileiros, DJ Hum, é descendente de cigano. Ele também afirma que Gabriel, o Pensador também é descendente de cigano.

Então, como pediram um artigo curto, peço para que deixem sugestões sobre ele na parte de comentários.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon #RAP #RAPcigano

 

 

 






#lucianadorociomallon #RAP #RAPcigano

 

 


 

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Além da Quadrilha e do Forró, Frevo Também Faz Parte das Festas Juninas

 Além da Quadrilha e do Forró, Frevo Também Faz Parte das Festas Juninas

Frevo é uma dança típica do Carnaval de Pernambuco, mas que também é muito dançada nas Festas Juninas desde os meados do século vinte.

As diferenças entre o Frevo de Carnaval e o Frevo Junino são essas:

1 – No frevo carnavalesco a sombrinha pequena e colorida é de uso obrigatório. Mas no junino, não. Então não é necessário ter uma sombrinha para dançar Frevo na Festa Junina.

2 – No Carnaval, a bailarina usa saia curta, de preferência, com as cores: amarela, azul, verde e vermelha, geralmente, feita de cetim. Já, na Festa Junina, a dançarina pode usar uma saia mais comprida, com estampas de flores ou simplesmente lisa de tecido de tule, mas decorada com fitas coloridas ou com desenhos bordados, sem esquecer, os babados volumosos. Aliás, nos eventos de junho o importante é a saia, de frevo, ser bastante rodada.

3 – O Frevo de Carnaval requer uma orquestra. Já o Frevo junino pede sanfona e violão.

Que tal vestir um figurino de Frevo junino na sua filha?

A loja, Maria Joaquina, tem maravilhosas roupas:

https://www.instagram.com/mariajoaquina_modainfantil/

https://www.facebook.com/mariajoaquinainfantil

Texto escrito por: Luciana do Rocio Mallon

 

 


 

 

terça-feira, 4 de junho de 2024

Sinhazinha, a Personagem Mais Importante da Festa Junina Depois dos Santos

 

Sinhazinha, a Personagem Mais Importante da Festa Junina Depois dos Santos

 

Historiadores e arqueólogos afirmam que os concursos de sinhazinhas de Festas Juninas existem no nosso país desde o Brasil-Colônia.

Naquela época, as festas juninas eram organizadas pelas filhas solteiras, dos fazendeiros, que eram apelidadas de sinhazinhas.

Elas organizavam tudo: desde o cardápio até a coreografia da quadrilha.

Pois reza a lenda que toda a festa religiosa, para dar certo e ser abençoada, precisa ser organizada por uma moça, que nunca foi tocada por ninguém e com condições financeiras de ajudar a bancar o evento. Então, naquele tempo, as sinhazinhas tinham esses perfis.

Porém, para a Festa Junina, a sinhazinha precisava ter um vestido repleto de significados interessantes. Por isso a roupa precisa possuir: saia rodada, babados, anágua bordada e fitas. Abaixo o significado de cada elemento:

- Saia rodada e comprida: liga as energias da terra à alma da mulher.

- Anágua bordada: significa ternura, pureza e proteção.

- Babados: representam as energias que se movimentam.

- Fitas: significam compromissos e uniões.

Você encontra vestidos estilos sinhazinhas, para sua filha, na loja Maria Joaquina:

https://www.instagram.com/mariajoaquina_modainfantil/

https://www.facebook.com/mariajoaquinainfantil

 

Texto escrito por: Luciana do Rocio Mallon

 

 





Texto escrito por: Luciana do Rocio Mallon

 

 


Vestido Florido Comum Que, Com o Toque de um Avental, Vira Figurino Junino

 

Vestido Florido Comum Que, Com o Toque de um Avental, Vira Figurino Junino

 

No mês de junho a preocupação de toda a mãe é comprar um traje junino que também vire roupa comum no dia a dia como forma de economia.

Esse sonho já é possível!

Na loja, Maria Joaquina, você encontra um vestido florido que se transforma em traje junino quando você coloca um avental decorado.

A vantagem é que sem o avental junino, o vestido pode ser usado no dia a dia.

Contato com a loja:

https://www.facebook.com/mariajoaquinainfantil

https://www.instagram.com/mariajoaquina_modainfantil/

 

Texto escrito por: Luciana do Rocio Mallon

 


domingo, 2 de junho de 2024

Vestido da Rosinha, Para Festa Junina, é na Maria Joaquina

 

Vestido da Rosinha, Para Festa Junina, é na Maria Joaquina

 

Uma das personagens mais famosas das Festas Juninas é a Rosinha, namorada do Chico Bento.

Ela pode usar um vestido rosa, vermelho ou rosa com xadrez, mas ele é sempre rodado e com características de Festa Junina.

A Rosinha representa a meiguice, a inocência e a leveza.

A loja, Maria Joaquina, possui lindos vestidos inspirados nessa personagem:

https://www.instagram.com/mariajoaquina_modainfantil/

https://www.facebook.com/mariajoaquinainfantil

 

Texto escrito por: Luciana do Rocio Mallon

 


Odontologia Schinaider, Agora, Também Está no Batel

 

Odontologia Schinaider, Agora, Também Está no Batel

Quando me pedem indicação de dentistas sempre recomendo a, Odontologia Shinaider, porque os profissionais são competentes e o atendimento é humanizado.

A Kátia e o Doutor Eric sempre tratam os pacientes com atenção.

Mas vocês sabiam que a Odontologia Schinaider, agora, também tem um consultório, no Batel, em Curitiba?

Além de consultórios em Itaperuçu e Rio Branco, esses excelentes profissionais também prestam atendimento no bairro Batel em Curitiba.

Marque hoje mesmo sua consulta!

Luciana do Rocio Mallon

 


sábado, 1 de junho de 2024

Lenda da Sinhazinha dos Sete Babados de Fitas

 

Lenda da Sinhazinha dos Sete Babados de Fitas

 

As festas juninas têm muitas lendas e a minha preferida é a da Sinhazinha dos Sete Babados de Fitas.

No século dezenove, na época da escravidão, existia uma jovem apelidada de Sinhazinha dos Sete Babados de Fitas porque usava um vestido com babados das cores do arco-íris com fitas.

Na fazenda do seu pai existiam escravos, mas essa sinhazinha era contra a escravidão.

No dia 24 de junho, houve uma festa junina que a sinhazinha liberou para os escravos participarem. Então ela orou para São João:

- Santo, ajude a libertar esses escravos!

Ele apareceu e disse:

- No meio da tarde, aparecerá um arco-íris, então peça aos escravos para caminharem em cima dele e assim chegarão à estrada do quilombo.

A moça instruiu os escravos e no meio da festa eles fugiram em cima do arco-íris encantado.

Muitos anos se passaram e reza a lenda que quando surge um arco-íris numa festa junina é possível ver a Sinhazinha dos Sete Babados de Fita dançando com os escravos pelo salão.

Você encontra o vestido dessa personagem na loja Maria Joaquina:

https://www.instagram.com/mariajoaquina_modainfantil/

https://www.facebook.com/mariajoaquinainfantil

Texto escrito por: Luciana do Rocio Mallon