quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Sobre a Bailarina Atacada Por Haters X A Delicada Dança do Monstro

 

Sobre a Bailarina Atacada Por Haters X A Delicada Dança do Monstro

Meu nome é Luciana do Rocio Mallon e sou professora de Dança-Poesia, modalidade onde a bailarina interpreta poemas e textos através de gestos. Aliás, a minha professora foi, Regina Bostulim, excelente artista multifacetada de Curitiba.

Dias atrás uma dançarina foi ataca por haters porque apresentou uma performance chamada, A Delicada Dança do Monstro, numa banca de mestrado numa faculdade particular.

Com o título, A Delicada Dança do Monstro, é normal que a bailarina, de uma certa forma, imite um monstro.

Aliás, aposto que quando você era criança, você brincava de imitar um monstro.

Ora, quais os gestos que você fazia quando imitava um monstro?

Provavelmente você responda: caía no chão, ficava de quatro, olhava para os lados, se sacudia, tremia, etc. Então foi exatamente isso o que a bailarina fez, portanto, não há nada de errado.

Segundo a Psicologia da Dança, toda a performance onde se imita um monstro mexe com a criança interior de todo o adulto. Assim se a pessoa teve traumas quando era pequena, ao assistir a uma “performance” dessas, ela realmente pode se sentir desconfortável. Pois a Dança pode despertar os monstros do trauma do passado. Mas, nesse caso, não se deve agredir o artista que interpreta o monstro e, sim, procurar ajuda com terapias e profissionais de saúde mental. Pois a Dança tem o poder de mostrar o que existe no nosso inconsciente, principalmente os traumas. Porém ela só mostra os problemas que podem sair através da cura.

Aliás, a verdadeira Arte é aquela que causa estranhamento e mexe com o inconsciente.

Conclusão: em vez de atacar o artista descubra o porquê a Arte dele causou tanta revolta na sua pessoa.

Luciana do Rocio Mallon

#lucianadorociomallon

#adelicadadançadomonstro

#dança

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário