sábado, 21 de outubro de 2023

A Verdadeira Lenda da Chorona e Sua Relação com o Halloween

 

A Verdadeira Lenda da Chorona e Sua Relação com o Halloween

Meu nome é Luciana do Rocio Mallon, sou autora de livros sobre lendas, já dei aulas de Folclore Nacional e Internacional.

Esses dias recebi as seguintes perguntas:

- Qual é a lenda verdadeira da Chorona Mexicana e qual sua relação com o Halloween?

- Como é a Lenda da Chorona do Dia dos Mortos?

Minhas respostas abaixo:

- Fiz o curso, Letras – Português Com Espanhol, que tinha uma matéria chamada, Estudos Hispanoamericanos, onde também conheci algumas lendas dos países que falam Espanhol.

Lá os causos, da Chorona Mexicana, foram abordados. Então passarei a versão que mais tocou a minha alma que é essa:

Reza a lenda que, no século dezesseis, uma princesa asteca e não inca, como dizem por aí, se apaixonou por um militar espanhol na região onde hoje se localiza o México.

Ela se converteu ao cristianismo, por isso foi considerada traidora para sua etnia.

Mas o militar não quis casar nem na igreja e nem no cartório com essa indígena. Porém o rapaz teve filhos com essa jovem.

Assim, cinco anos depois, o moço abandonou a mãe de seus filhos para se casar com a filha, de um nobre, por causa de dinheiro e posição social.

A princesa indígena quando soube, dessa traição, ficou revoltada, bebeu álcool e usou alguns entorpecentes que existiam na época. Desse jeito, ela levou seus filhos para um rio, matou os pobres lá e adormeceu naquele mesmo lugar.

Quando acordou, se deu conta da besteira que fez, gritou pelos seus filhos e se suicidou dentro do rio.

Reza a lenda que o espírito dessa moça, aparece vestida de azul celeste, sempre chorando na beira dos rios, principalmente entre 31 de outubro até 2 de novembro e pergunta quando surge alguém por perto:

- Você pode ajudar a encontrar meus filhos?

Se a pessoa é do gênero feminino e aceita ajudar a Chorona, automaticamente é abençoada e por isso nunca perderá seus filhos. Mas se a mulher rejeita ajudar, então é perigoso perder suas crianças.

Porém, se a pessoa é um homem, a Chorona ataca sem piedade.

Reza o mito que outra forma de se proteger da Chorona, ao passar perto de rios, é cantando alguma música em homenagem a ela.

No México não tem Halloween, mas existe a festa do Dia dos Mortos, que em algumas regiões de lá começa dia 31 de outubro e acaba dia 2 de novembro.

Assim pessoas se fantasiam de personagens das lendas locais, sendo a Caveira Catrina e a Chorona as personagens mais cotadas.

E você?

Conhece outra lenda da Chorona Mexicana?

Se sim, por favor, escreva na parte de comentários.

Luciana do Rocio Mallon

#lallorona #llorona #lendas #lucianadorociomallon #halloween



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário