quarta-feira, 2 de junho de 2021

Impactos do Delivery, na Economia, Durante a Pandemia

 

Impactos do Delivery, na Economia, Durante a Pandemia

 

Como também sou blogueira de vendas, ás vezes recebo perguntas sobre comércio.

Abaixo, algumas perguntas que respondi sobre os impactos do delivery na Economia:

 

 1 - A pandemia trouxe muitas mudanças, entre elas a adaptação das empresas ao delivery, como foi esse impacto na Economia ? (Até porque algumas empresas que nem possuíam delivery, aderiram) .

 

  As empresas que não tinham motoboys tiveram que se adaptar. Algumas precisaram usar serviços terceirizados de delivery e necessitaram passar este gasto para o preço do produto, mesmo cobrando taxa de entrega.

Porém, muitas pessoas que ficaram desempregadas durante a pandemia, passaram a trabalhar como motoboys autônomos. Por isto, a venda de motos aumentou muito durante a Crise do Corona Vírus.

 

2 - O que mudará nesse cenário pós-pandemia, as empresas podem até continuar apenas com delivery?

Isto varia de empresa para empresa. Conheço várias empresas que, antes de pandemia, eram apenas virtuais e somente atuavam apenas no delivery. Porém, nesta Crise do Corna Vírus, elas fizeram tanto sucesso que muitos clientes sugeriram para que elas abrissem sedes físicas depois da pandemia. Assim, elas estão estudando as sugestões com carinho.

Também soube de casos de lojas físicas, que não trabalhavam com o delivery, e logo antes da pandemia estavam pensando em fechar. Mas que, com a Crise do Corona Vírus, resolveram trabalhar só com entrega para acabar com os estoques e decidiram continuar com o negócio somente no virtual através de delivery.

 

3 - E não foi apenas no setor alimentício, shoppings e outros setores também se utilizam do Delivery, a longo prazo o que a Economia pode sentir disso? Quais os benefícios e malefícios?

Malefícios:

- Recuperação lenta da Economia.

- Juros baixos e dólar alto.

- Com a pandemia, a maioria dos brasileiros passaram a consumir somente o essencial, fato que gera desemprego.

- Com a Crise do Corona Vírus, as pessoas acharam arriscado frequentar lugares como shoppings, restaurantes e festas. Isto gerou crise nos profissionais de eventos que ganhavam dinheiro com atividades presenciais, como: garçons, artistas, etc.

- Com aulas grátis online de ginástica, dança e cursos de língua, muitas academias e escolas de idiomas fecharão as portas físicas, fato que gera desemprego.

- Com menos gente pegando ônibus, as empresas dos coletivos deverão diminuir o número de ônibus e demitir funcionários.

 

Benefícios:

- Para fugir de golpes, a maioria dos brasileiros começou a comprar de conhecidos e comerciantes do bairro mesmo através de delivery. Isto gerou fortalecimento da Economia das periferias.

- Os brasileiros passaram a ter consciência dos impactos ambientais que os produtos têm.

- Com o delivery, as pessoas passaram a transferir o tempo que gastariam indo até os estabelecimentos, com o objetivo de comprar, para cuidar da higiene da casa. Então, este é um ponto positivo para quem vende material de limpeza.

- A casa ganhou relevância como lugar de interação pessoal ou remota, fazendo com que as pessoas comprem objetos exclusivos para o lar.

- Indiretamente o delivery teve um papel no reforço na poupança, que muitas pessoas estão fazendo durante esta crise do Corona Vírus.

- O delivery fez com que as pessoas que antes gastavam tempo indo até os estabelecimentos, para compras, descobrissem alguns dons e transformassem alguns passatempos em profissões para reforçar a renda durante a pandemia.

- O home office e o delivery entraram para ficar em alguns setores aumentando a qualidade de vida dos funcionários. Depois da crise ao menos um terço das empresas pretende manter o trabalho remoto parcial ou integral.

- Para algumas empresas, o home office e  delivery facilitaram o corte de despesas com: energia, segurança, transporte e viagens. Também mostrou que no futuro, elas poderão cortar gastos com aluguel.

Luciana do Rocio Mallon

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário