Como vocês sabem, estou escrevendo um artigo
chamado, Como Montar Um Brechó Durante e Pós Pandemia, em parceria com a
empresa, Guihost, que tem as melhores soluções em Informática.
Agora, falarei sobre os conhecimentos
necessários que toda a dona de brechó precisa.
Uma dona de loja de peças semi novas precisa ter
conhecimento de: História da Moda; Fast Fashion; Slow Fashion; Costura para
Conserto, Ecologia e Veseteterapia, terapia através das roupas. Pois estes
conhecimentos podem ser diferenciais para atrair clientes fiéis. Há cursos de
História da Moda e Vesteterapia gratuitos na Internet e também em instituições
como ONGs.
A proprietária de uma loja de vestimentas usadas
precisa saber que ela lida com um comércio estilo Slow Fashion, que é o
reaproveitamento de roupas semi novas, fato que traz proteção ao meio ambiente.
Pois de uma certa forma estas peças são recicladas.
Pequenos Consertos em Roupas:
Como já foi comentado, a dona de uma loja de roupas
precisa saber fazer pequenos consertos em roupas. Pois às vezes pode aparecer:
calça sem fecho, saia sem elástico, jaqueta sem forro, etc. Ela não precisa ser
uma costureira profissional, mas fazer pequenos reparos à mão é essencial.
Assim, esta empreendedora precisa ter o seguinte material sempre à vista:
linhas de diversas cores, agulhas de vários tamanhos, retalhos e
elásticos.
Conhecer a Concorrência:
A dona de loja de roupas usadas precisa visitar
outros brechós tanto na vida real quanto na virtual. Pois ela precisa conhecer
a concorrência e seu público.
Se A Dona do Brechó Também For Costureira, Ela Pode
Oferecer Serviços de Costura no Mesmo Local
Mesclar serviços de costura com a loja de roupas é
muito lucrativo. Pois muitas vezes uma cliente gosta de uma peça que não é seu
número e nem sua cor favorita. Então, esta é a hora da empreendedora dizer:
- Não se preocupe, pois eu sei fazer!
Neste caso, é bom a máquina de costura ficar
visível aos olhos da freguesia para passar credibilidade.
A Importância de Conhecer as Cores
Parece fútil, mas toda a dona de loja precisa
conhecer as cores e seus tons. Pois se uma freguesa pedir uma peça de cor
berinjela e a dona trouxer algo na cor violeta, este erro já compromete muitos
fatores, pois a cliente pode questionar:
“- Que lojista é esta que não sabe distinguir
berinjela de violeta?”
Aqui, o importante é saber que a violeta é mais
azulada e a berinjela está mais para o preto.
As confusões não são feitas nas cores básicas
comuns e sim nos tons, que geralmente possuem nomes de vegetais, minerais e
animas.
Portanto a empreendedora precisa ter noção de cores
como: areia, marfim, creme, abóbora, bordô, mostarda, bege, violeta, berinjela,
laranja, magenta, pink, verde-piscina, azul-piscina, etc.
Há tabelas de cores gratuitas na Internet que
auxiliam nisto.
Saber os Nomes das Peças Corretamente
A dona de uma loja de roupas precisa conhecer os
nomes corretos das peças. Pois é vergonhoso ela confundir um cardigan com um
sobretudo. Para isto existem cursos gratuitos na Internet.
Ler Revistas das Décadas Passadas
A proprietária de um brechó precisa ler revistas de
papel, de moda, das décadas passadas. Ela encontra este material em livrarias
de livros usados.
A dona de uma loja de roupas semi novas também
precisa ter conhecimentos de publicidade física e marketing digital. Mas
separei um capítulo só para falar sobre este assunto, que é longo.
Amanhã, falarei sobre técnicas de vendas e
propagandas digitais.
Luciana do Rocio Mallon & GUI da Equipe
Guihost. https://www.guihost.com.br
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