segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Lenda do Gatocórnio, o Gato com Chifre de Unicórnio(Corrigida)

Lenda do Gatocórnio, o Gato com Chifre de Unicórnio
O unicórnio é uma figura mítica e mística que está na moda nas decorações e nas roupas. Porém, outra criatura entrou em destaque: o “gatocórnio”, que é um felino com chifre na testa.
Então, várias pessoas me perguntaram:
- Tia Lu, eu sei que o unicórnio tem várias lendas...
Mas será que o “gatocórnio” também tem algum causo interessante?
Através de pesquisa, descobri que sim e mostrarei abaixo:
Reza a lenda que há 3000 anos antes de Cristo, existia um homem chamado Shamagim, que amava cavalos. Ele era bom e cuidava de sua mãe que era uma senhora doente e criou sozinha este seu filho porque sempre foi solteira. Este moço respeitava a todos e fazia o bem. Porém não queria saber de arrumar uma companheira. Dizem que costumava conversar com animais e evitava se aproximar do sexo feminino.
Houve uma época em que a seca tomou conta da região. Assim Shamagim falou em público que sonhou que quando chutou uma pedra, ela se quebrou e saiu água de dentro dela. Desta maneira, na frente das pessoas, o rapaz chutou uma rocha e saiu uma cascata de dentro dela. Então todos daquela aldeia ficaram encantados.
Porém, um fato interessante era que toda a mulher que tentava tocar no corpo de Shamagim, com intenções sensuais, ficava doente no dia seguinte e logo morria.
Numa tarde de verão, este rapaz estava vendendo cavalos na feira e uma jovem chamada Agata se apaixonou, por ele, mesmo sabendo da fama de amaldiçoado para o amor que aquele homem tinha.
Como ela descobriu que Shamagim gostava de falar com animais, esta donzela se vestiu com pele de gato-do-mato e foi até o quintal do rapaz. Quando o jovem se aproximou, ela resolveu conversar com ele, atrás de um arbusto, de uma forma que apenas os pelos da fantasia ficassem à mostra. O plano deu certo, Agata fingiu que era um gato-do-mato. Deste jeito conseguiu enganar o homem e os dois se tornaram amigos.
Porém, numa tempestade de inverno, um raio caiu em Shamagim e levou este homem para o céu. Assim o criador disse:
- Como você foi um homem bom na Terra, eu gostaria de saber qual é o seu desejo.
O rapaz respondeu:                                
- Meu sonho é voltar para a Terra como um anjo em forma de cavalo para ajudar as pessoas através da ligação com o divino.
Deste jeito, ele foi transformado em um unicórnio e o criador disse:
- Você voltará como um cavalo branco com um chifre na testa, que será o seu radar para a ligação com o sagrado.
Então o unicórnio veio ao mundo embrulhado numa nuvem.
Dias se passaram e Agata ficou desesperada por não encontrar mais seu amado. Por isto consultou uma bruxa que explicou:
- Shamagim morreu. Mas ressurgiu como um cavalo de chifre. Somente as virgens poderão se aproximar dele.
Deste jeito, Agata correu com sua fantasia de gato-do-mato atrás do seu amado. O unicórnio aproximou-se dela. Porém quando foi tocada, por ele, Agata transformou-se em uma gata com um chifre na testa, uma “gatacórnia” . Então o unicórnio explicou:
- Você nunca deveria ter me enganado. Porém para sempre a sua pessoa será meu amor impossível. O preço de quem engana os outros é se transformar na mesma personagem que usou para iludir alguém.
Luciana do Rocio Mallon
                                                              






Nenhum comentário:

Postar um comentário