A Importância de Oferecer o Toalete aos Clientes
Quando eu era pequena, minha avó sempre dizia:
- Nunca compre nas lojas que não oferecem banheiros aos seus
clientes. Normalmente, elas colocam falsas placas de “interditado”, ou, mandam
as funcionárias mentirem que o toalete está estragado. Afinal, quando um
comerciante se importa com os seus clientes e com suas vendas, ele deixa a
freguesia usar o banheiro.
Então, com o passar dos anos, percebi que minha vó tinha
razão. Tanto que, anos depois, nas redes sociais houve um movimento chamado: “Não
Compro Em Loja Que Não Empresta o Banheiro Para os Clientes.”
Na juventude fui trabalhar no comércio. Em uma das lojas,
primeiro, a gerente deixava os fregueses usarem o banheiro. Depois ela achou
que os clientes faziam muita sujeira e restringiu o uso do toalete somente para
os funcionários. Mas, reparei que após isto as vendas caíram bruscamente. Pois
alguns fregueses que entravam no estabelecimento somente para suas necessidades
fisiológicas, acabavam se encantando com alguma peça da loja e realizando uma
compra. Alguns meses depois, em uma reunião, comentei sobre o fato com as
chefes, que resolveram voltar a ceder o toalete aos clientes. Também palpitei
que para manter o banheiro limpo não era necessário gastar uma fortuna em
material de limpeza chique. Pois água sanitária e álcool já seriam o
suficiente, desde que o local fosse limpo pela manhã e, também, pela tarde.
Resultado: as vendas aumentaram.
Portanto, empreendedora: se você tem uma empresa, ou, uma
loja, deixe que seu freguês utilize o toalete. Pois com isto você está
valorizando o seu cliente, e, aumentando as vendas.
Luciana do Rocio Mallon
Nenhum comentário:
Postar um comentário